Exposição do Prêmio Pipa 2022 é inaugurada no Paço Imperial, no Rio de Janeiro

Coletivo Coletores, Josi, UÝRA e Vitória Cribb apresentam mais de 30 obras no Terreiro do Paço Imperial

por Giovana Nacca
2 minuto(s)
Vozes contra o Racismo
“Vozes contra o Racismo” – Coletivo Coletores

Abre hoje, dia 1º, a mostra da décima terceira edição do Prêmio Pipa apresentando os quatro vencedores entre os 61 indicados. O intuito é dar visibilidade a artistas com até 15 anos de carreira, cujas produções fossem representativas num país tão plural como o Brasil. 

O Coletivo Coletores exibe uma vídeo-instalação em NFT chamada Histórias que não ninam além de ocupar os espaços externos com um trabalho em videomapping na fachada do prédio colonial e estacionar um led truck na Praça XV, após circular pela cidade do Rio com uma das projeções Não retornados. 

Josi exibe algumas esculturas de cerâmica e uma série de pinturas com a técnica original desenvolvida por ela: o uso de água de feijão preto sobre papel e tecido. Ela também utiliza goma de farinha de trigo e terra em seus desenhos, além de trazer como suporte a peneira e o quarador de madeira para as pinturas.

UÝRA traz um pouco da floresta Amazônica para o Paço Imperial a partir de bandeiras com fotos do dossel (cobertura das árvores da floresta). Nos tecidos, o público pode ver os animais que habitam a Amazônia, por meio do desenho feito pelas folhas das árvores.

Por fim, Vitória Cribb apresenta uma instalação pensada especialmente para o Paço Imperial, com o  filme @ilusão (2020). Na obra, a repetição imagética reflete sobre o estado de ânsia, estresse, cansaço e solidão que nos acomete ao interagir com o outro, principalmente no meio digital, por conta do algoritmo e do engajamento constante. A ideia da artista é “incorporar um ambiente contemporâneo digital sob uma arquitetura colonial marcada pela violência e exploração de grupos marginalizados”.

Além de trabalhos dos premiados, o Instituto PIPA apresenta no Terreirinho, espaço em frente ao Terreiro, obras comissionadas e adquiridas nos últimos anos. São trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA: Eduardo Berliner, Leticia Ramos, Romy Pocztaruk, Ilê Sartuzi, Denilson Baniwa e Isael Maxakali.

Serviço

Prêmio PIPA 2022: Exposição dos Premiados e Aquisições Recentes: Coleção Instituto PIPA

Local: Paço Imperial
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: De 1º de setembro a 30 de outubro de 2022
Funcionamento: De terça a sábado e feriados, das 12h às 17h.
Ingresso: Grátis

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br