Zanele Muholi é uma das fotógrafas mais aclamadas da atualidade, com obras exibidas em todo o mundo. Com mais de 260 fotografias, esta exposição apresenta a amplitude de sua carreira até o momento.
Muholi se descreve como uma ativista visual. Desde o início dos anos 2000, documenta e celebra as vidas das comunidades negras de lésbicas, gays, trans, queer e intersexuais da África do Sul.
Na série inicial “Only Half the Picture”, Muholi captura momentos de amor e intimidade, bem como imagens intensas que aludem a eventos traumáticos – apesar da igualdade prometida pela constituição sul-africana de 1996, a comunidade LGBTQIA+ continua sendo alvo de violência e preconceito.
Em “Faces and Phases”, cada participante olha diretamente para a câmera, desafiando o espectador a manter o olhar. Estas imagens e os testemunhos que as acompanham formam um arquivo crescente de uma comunidade de pessoas que arriscam suas vidas vivendo de forma autêntica frente à opressão e discriminação.
Outras séries importantes incluem “Brave Beauties”, que celebra pessoas não-binárias e mulheres trans empoderadas, muitas das quais venceram concursos de beleza Miss Gay, e “Being”, uma série de imagens ternas de casais que desafiam estereótipos e tabus.
Muholi volta a câmera para si na série contínua “Somnyama Ngonyama” – traduzido como “Salve a Leoa Negra”. Estas imagens poderosas e reflexivas exploram temas como trabalho, racismo, eurocentrismo e política sexual.
A exposição é baseada na mostra da artista de 2020-21 na Tate Modern e incluirá novas obras produzidas desde então.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br