Nina Johnson apresenta Three-Legged Idols, uma exposição individual de novas esculturas em técnicas mistas da artista Yasue Maetake, com base em Nova York, que será inaugurada em 4 de dezembro na Exhibition Library. A exposição destaca a habilidade de Maetake em fundir vários materiais, incluindo ossos de animais, conchas, coral, resina, metal e vidro, para criar formas abstratas que evocam elementos arquetípicos antigos e estéticas futuristas.
Com Three-Legged Idols, a artista explora a arte funcional e o propósito fundamental de um tripé – desde seu uso em civilizações antigas como elementos decorativos e troféus, até sua evolução para ferramentas modernas, como telescópios e câmeras estacionárias. Evitando a consistência de materiais e, em vez disso, destacando uma forma de armadura, a exposição adentra um território artístico inexplorado, com Maetake explorando mais profundamente do que nunca os limites das intricadas questões físicas e técnicas. Ao enfatizar a postura da estrutura, Maetake retrata um espaço liminar – o purgatório entre o estilo de vida sedentário da humanidade e a conexão física com a Terra – e seu anseio simultâneo pelo celestial e um futuro especulativo.
Incorporando um ponto de vista animista, as obras em Three-Legged Idols se manifestam como peças abstratas elegantemente projetadas, inspiradas em mitos, no mundo natural, nas experiências humanas e nas estéticas e tradições japonesas tradicionais. Os títulos das obras, que estão em inglês e japonês, alinham-se verbalmente com as associações visuais e linguísticas inspiradas nas peças feitas pela artista. Para a maior obra da mostra, Primordial Soup – uma formação semelhante a uma pedra com 1,52 metros de altura composta de ossos de animais, fósseis, vidro do mar e quartzo – a artista busca em suas memórias mais profundas para ilustrar formas de vida primordiais convergindo em um lago derretido. Outra peça, 神楽 [kagura], expressa uma figura de corpo cercada por uma forma semelhante a uma cobra feita de madeira entalhada. Ao contrário de outras peças na mostra, a armadura de tripé desta obra mantém a superfície bruta da árvore, indicando a montagem de algo com aparência áspera. Outra peça intitulada 鍾乳洞[shōsnyūdō] é inspirada em O-mikuji, uma prática customária japonesa que utiliza tiras de papel dobradas amarradas em pinheiros para criar um santuário. A obra é enfatizada verticalmente e usa alumínio para criar o efeito de blocos de gelo suavemente tombando ao longo de linhas eretas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br