Utilizando aspectos do Afrofuturismo e do misticismo, o artista Wilfred Ukpong cria reflexões cativantes e poéticas sobre a crise da degradação ambiental e exploração no Delta do Níger. Baseando-se em arquivos históricos e pessoais, política ecológica e ambientalismo indígena, seu trabalho demonstra como a arte pode ser usada como uma ferramenta para o empoderamento social e para confrontar práticas coloniais agressivas e contínuas.
Antigamente um grande produtor de óleo de palma para colonizadores britânicos, o Delta do Níger é considerado o sustentáculo da economia nigeriana por suas grandes reservas de petróleo e sua rica biodiversidade devido à presença de rios, manguezais, florestas de água doce e estuários marinhos. Nos últimos anos, a região tem sido o centro de campanhas por justiça ambiental e social, desafiando a poluição causada por grandes vazamentos e queimas nas mãos das gigantes da indústria de petróleo e gás.
As obras na exposição são todas ambientadas no Delta do Níger, terra natal de Ukpong. Impulsionado por um profundo desejo de promover mudanças, o artista trabalhou com mais de duzentos jovens de comunidades marginalizadas produtoras de petróleo para abordar coletivamente os problemas históricos e ambientais na região rica em petróleo. As fotografias e o filme resultantes fazem referência de forma poderosa a rituais locais, motivos cerimoniais e símbolos entrelaçados em uma complexa cosmologia futurista.
Através de uma lente futurista, Ukpong destaca a necessidade de entender o impacto prejudicial dessa extração extrema tanto nas pessoas quanto na terra.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br