“Eu sempre quis fazer trabalhos que pudessem ser vistos por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora”, diz Rafaël Rozendaal, um inovador no campo da arte baseada na Internet. Desde o início dos anos 2000, suas animações vibrantes exploram as possibilidades estéticas e conceituais do código, tratando-o como se fosse tinta.
Como Rozendaal escolheu a Internet como sua tela, essas obras estão acessíveis online por todos. Cada obra começa como um storyboard esboçado no papel, que é então traduzido para o código e ocupa apenas uma pequena quantidade de kilobytes. Sua forma final é um site autônomo alimentado por um algoritmo que gera a animação em tempo real. A prática de Rozendaal se desdobra dentro das possibilidades visuais do navegador, aproveitando a paisagem digital plana, mas multidimensional.
Esta instalação apresenta uma seleção de seus sites, cada um amostrado por dois a três minutos em uma tela de alta resolução com quase 7,5 metros de largura. Desde o início, essas obras foram concebidas para serem independentes de resolução e robustas o suficiente para suportar a evolução de software e telas. O objetivo de Rozendaal é que experimentemos um estado de imersão tão completo que ele se torne um com o nosso mundo físico. Como ele explica: “Eu imagino que viveremos em um mundo onde não haverá diferença entre uma tela e qualquer outra superfície.”
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br