Carregando Eventos

“Trágico Subúrbio” de Paulo Pedro Leal na Pinacoteca

11/04/2026 até 8/11/2026

Paulo Pedro Leal

Paulo Pedro Leal (1894–1968), pintor autodidata que viveu às margens do circuito da arte brasileira do século XX, ganha sua primeira exposição institucional na Pinacoteca de São Paulo.

A mostra reúne mais de 50 pinturas realizadas por Leal entre as décadas de 1950 e 1960 — cenas de guerras e conflitos sociais, ritos de umbanda, paisagens rurais e a vida urbana no Rio de Janeiro —, revelando um olhar singular sobre as contradições do processo de modernização da cidade.

Ex-estivador, empregado doméstico e sacerdote nos cultos jeje-nagô, Leal vendeu suas obras por anos no Passeio Público antes de ser descoberto pelo marchand Jean Boghici em 1953. Entre os destaques está Afogamento dos mendigos (1965), que faz de Leal o único artista a retratar a “Operação Mata-Mendigos” — episódio de 1963 em que o Serviço de Repressão à Mendicância do governo Carlos Lacerda jogou pessoas em situação de rua no rio Guandu, o maior escândalo de violência de Estado pré-ditadura militar.

Detalhes

Local

  • Pinacoteca de São Paulo
  • 2 Praça da Luz Luz
    São Paulo São Paulo