Nascida no Havaí de pais de ascendência okinawana, Toshiko Takaezu (1922-2011) foi uma artista tecnicamente habilidosa e inovadora, mais conhecida por suas esculturas de cerâmica, que tratava como pinturas abstratas em forma de círculo. Seu estilo gestual, paletas distintivas e complexas camadas de vidrados se alinham com as práticas dos Expressionistas Abstratos que foram seus contemporâneos. No entanto, Takaezu adicionou um elemento de acaso, já que suas peças revelavam suas cores finais apenas após a queima. Frequentemente, ela mostrava suas cerâmicas em grupos, às vezes com suas pinturas e tecidos igualmente inovadores, em arranjos cuidadosamente construídos que respondiam aos seus ambientes. Esta exposição se inspira nesses displays, traçando o desenvolvimento de Takaezu de ceramista a artista de instalação multimídia.
O MFA possui uma coleção significativa de cerâmicas de Takaezu – mais de 20 exemplos estão apresentados aqui junto com empréstimos de coleções particulares. Destaques também incluem um tecido em grande escala – uma recente aquisição do museu – e um agrupamento de obras explorando as interações transculturais da artista com ceramistas japoneses contemporâneos durante sua viagem crucial de oito meses ao Japão em 1955-56. Em conjunto com a exposição, exibições adicionais no terceiro andar da Ala de Arte das Américas do MFA e na Ala Linde para Arte Contemporânea, comparam Takaezu com dois de seus amigos: a ceramista Leza McVey e o escultor Isamu Noguchi.
Desafiando as apresentações tradicionais da abstração americana, Toshiko Takaezu: Shaping Abstraction celebra a extraordinária variedade do trabalho de Takaezu – visando tornar suas contribuições mais amplamente conhecidas. É organizado em parceria com o Museu Noguchi e a Fundação Toshiko Takaezu.
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