O Sesc Três Rios inaugura no dia 22 de março de 2024, a partir das 14h, a exposição TOPIARIUS, individual da artista Vanessa Freitag, com curadoria de Renata Santini. Vanessa, hoje radicada no México, apresentará uma instalação têxtil composta por cerca de 50 peças tecidas em pequeno e médio formato, a partir do chão da galeria com alguns filamentos presos ao teto; e 15 desenhos cujas formas geradas designam-se criaturas, pequenos seres que podem remeter às existências da natureza ou seres imaginários. A exposição foi selecionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.
Topiarius, palavra grega latinizada, significa “jardim artificial”, e também se refere ao encarregado de organizar, aparar e cuidar do jardim. Numa referência à “arte da jardinagem”, a artista Vanessa Freitag estende o uso da palavra à relação de cuidado que estabelecemos no cotidiano, começando pelo ofício da artista em seu processo criativo, até abranger lugares e pessoas.
“Uma memória de infância do jardim da avó materna é o gatilho para a série de trabalhos selecionados para esta proposta. A artista empreende uma investigação escultórica tomando como fio condutor imagens de flores, plantas e animais dos quais recorda o jardim de sua infância. Concretiza essas lembranças em formas desenhadas, tecidas, costuradas e ornamentadas, que aludem a organismos imaginários vivendo em simbiose em um espaço delimitado. Pensa nas conexões por trás da criação de um jardim e da criação de uma peça tecida: tempo, paciência, imersão. Maneiras de conceber o mundo lentamente. E em silêncio. Um tipo de tempo que aparentemente pouco temos no nosso dia a dia”, comenta a curadora Renata Santini.
Vanessa cria os objetos com materiais reutilizados, como roupas de segunda mão, retalhos de tecidos, linhas, fios, bolinhas de gude e pequenos objetos encontrados em bazares da cidade onde vive (Léon, México). “Queria que as roupas carregassem marcas de uso, porque acredito que nelas se encontra a memória do corpo, travando assim uma espécie de diálogo silencioso com o outro”, relata a artista.
Topiarius nasce durante o período da quarentena e aborda as linguagens do têxtil e do desenho, a partir, sobretudo, do exercício do pensamento por meio da prática artística, na qual se articulam formas de experimentação de lugares, como o jardim artificial criado por Freitag através de referências pessoais.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br