Em sua primeira individual na Luisa Strina, Brisa Noronha apresentará uma instalação inédita, formada por distintos conjuntos de esculturas feitas em porcelana e arame de latão, além de uma série de pinturas, propondo um diálogo entre as obras e o espaço. A mostra terá abertura em 21 de agosto, quinta-feira, das 18h às 21h.
Em Todos os corpos frágeis, Noronha explora a tensão entre delicadeza e resistência, forma e matéria, gesto e permanência. A porcelana—material comumente associado à fragilidade, mas que também carrega uma dureza estrutural surpreendente—surge aqui em diálogo com a maleabilidade do latão, instaurando um campo de forças em que opostos coexistem. As peças resultantes desse embate formal e simbólico, concebidas com uma exiguidade de materiais que contrasta com o longo tempo de fatura, desafiam a rigidez dos suportes e propõem um desenho tridimensional que se insinua no espaço expositivo, num movimento contínuo de precisão e risco.
Construídas a partir de componentes elementares formalmente reduzidos, as esculturas derivam da complexidade das relações que estabelecem entre si.
A artista demonstra interesse particular pela interação entre leveza e massa, opacidade e transparência, precisão e espontaneidade. Na instalação, esses elementos se articulam como um campo de equilíbrio instável, em que as esculturas se apoiam, desafiam e sustentam-se mutuamente. O espaço entre elas se torna ativo, é nele que o trabalho atinge sua expressão mais completa. Por meio de gestos silenciosos, as peças evocam experiências humanas como a transformação, a afeição e a impermanência. Através da atenção e da contemplação direta, essas obras criam um espaço de ressonância entre o espectador e a matéria, um lugar de intercâmbio entre materialidade, cognição e temporalidade. Já a série de pinturas representa objetos domésticos — castiçais, vasos, garrafas — em situações espaciais. Segundo a historiadora da arte, Prof. Petra Lange-Berndt, autora do texto da exposição: “Nesses quadros Construídas a partir de componentes elementares formalmente reduzidos, as esculturas derivam da complexidade das relações que estabelecem entre si. A artista demonstra interesse particular pela interação entre leveza e massa, opacidade e transparência, precisão e espontaneidade. Na instalação, esses elementos se articulam como um campo de equilíbrio instável, em que as esculturas se apoiam, desafiam e sustentam-se mutuamente. O espaço entre elas se torna ativo, é nele que o trabalho atinge sua expressão mais completa.
Por meio de gestos silenciosos, as peças evocam experiências humanas como a transformação, a afeição e a impermanência. Através da atenção e da contemplação direta, essas obras criam um espaço de ressonância entre o espectador e a matéria, um lugar de intercâmbio entre materialidade, cognição e temporalidade. Já a série de pinturas representa objetos domésticos — castiçais, vasos, garrafas — em situações espaciais. Segundo a historiadora da arte, Prof. Petra Lange-Berndt, autora do texto da exposição: “Nesses quadros aparentemente surreais, a gravidade é suspensa, castiçais tornam-se abstrações gráficas, transformam-se em flores ou se espalham em forma de árvores ou tendas. Nada disso é decorativo. Trata-se de uma investigação de sistemas que sustentam a vida — e isso define toda a obra da artista.”
Interessada sobretudo na pintura e na escultura, Brisa Noronha parte da escuta atenta dos materiais e de sua capacidade de atuação no processo criativo. “Às vezes começo pelo material em si, às vezes começo por um assunto ou proposição a ser desenvolvida e a matéria vai inserindo sua importância no processo, ou até mesmo se tornando o assunto”, comenta a artista. Suas obras evidenciam um movimento delicado entre a intenção e o acaso, em que o gesto da modelagem se submete à ação imprevisível da alta temperatura. No calor extremo, a porcelana revela sua dualidade: enquanto aparenta delicadeza, adquire uma dureza quase pétrea, fruto de uma transformação irreversível operada pelo tempo e pela temperatura.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br