Marli Matsumoto Arte Contemporânea apresenta a exposição The Man in the Moone, do artista Julien Bismuth, no dia 29 de outubro, terça-feira.
“…a tradução não se encontra no centro da mata da outra língua, mas fora dela, em frente do cume arborizado; ela grita dentro dessa floresta sem entrar, mirando o único ponto onde o eco pode dar, na sua língua, a reverberação da obra na língua estrangeira.” BENJAMIN, W.
The Man in the Moone, primeira exposição individual de Julien Bismuth no Brasil, apresenta trabalhos em diversas mídias que refletem o interesse do artista pela linguagem, com enfoque na temática da tradução. A exposição concentra um conjunto de desenhos, serigrafias e trabalhos murais inspirados em imagens e metáforas da linguagem partindo de diversos autores.
Uma série de serigrafias, impressas sobre tecido de tela de serigrafia, mostra variações de um desenho feito pelo polímata alemão do século XIX, Alexander von Humboldt, onde cada obra se diferencia por sutis variações na reprodução da imagem original. Os títulos são citações do texto de Dante Alighieri sobre a sua busca da identidade da língua italiana na floresta dos seus vários dialetos.
A obra mural, realizada com pigmento em pó, reinterpreta a ilustração do livro The Man in the Moone, do séc. XVII, um dos primeiros livros de ficção científica baseado em descrições de línguas ameríndias pelos primeiros viajantes europeus. A constelação de referências, materiais e técnicas escolhidos, indicam a dimensão alegórica de sua pesquisa, em que qualquer aspecto, até os mais banais, podem transmitir diferentes significados.
A linguagem sempre foi um tema central na prática do artista, o que o levou a trabalhar com linguistas e antropólogos no Brasil em uma série de projetos relacionados especificamente às línguas indígenas e seu estudo, documentação, preservação e revitalização.
A entrevista com a linguista e antropóloga Bruna Franchetto se desdobra na reflexão sobre a tradução, a linguística e as ameaças aos povos indígenas no Brasil. Por meio de sua perspectiva política, crítica e humana, propõe um diálogo entre realidades separadas por distâncias que apenas a incerta arte da tradução pode navegar.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br