A Fondazione ICA Milano apresenta The Lightness of Things (A Leveza das Coisas), um novo projeto expositivo com curadoria de Alberto Salvadori, dedicado a Jasper Morrison (Londres, 1959), um dos designers industriais mais influentes da cena contemporânea. A mostra estará aberta ao público gratuitamente de quarta-feira, 26 de março, até sexta-feira, 11 de julho de 2025.
O projeto nasce do diálogo entre Piero Gandini e Alberto Salvadori, com foco em um aspecto central da prática de Morrison: a reflexão, desenvolvida ao longo do tempo, sobre o papel e a função dos arquétipos, oferecendo uma perspectiva singular sobre o significado e o propósito do design.
O título da exposição, The Lightness of Things, expressa um conceito fundamental na abordagem de Morrison: a leveza não é apenas uma qualidade estética, mas um princípio essencial na relação entre forma e função. Cada objeto deve combinar equilíbrio, simplicidade e eficácia, sem ser supérfluo.
O designer estende essa visão também à vida cotidiana, onde o peso — físico, mental e profissional — pode se tornar um obstáculo. A exposição convida o público a repensar a urgência de uma abordagem mais leve diante do mundo e dos desafios enfrentados pela humanidade.
Instalada no primeiro andar da fundação, a exposição apresenta uma nova instalação que celebra a abordagem essencial de Jasper Morrison ao design: doze cadeiras suspensas no espaço expositivo — selecionadas entre os muitos modelos que já criou — e doze composições fotográficas nas paredes que retratam objetos arquetípicos.
A ambientação é acompanhada por uma trilha sonora minimalista criada especialmente pelo compositor Anthony Moore, baseada em fragmentos de ensaios escritos por Morrison e sonorizados com vozes não-humanas.
Em The Lightness of Things, uma seleção de objetos do cotidiano projetados por Jasper Morrison é apresentada em sua essência formal. Para o designer, o valor de um objeto reside em sua capacidade de se integrar naturalmente ao espaço e à vida cotidiana, sem impor sua presença. Essa característica está ancorada no princípio dos arquétipos como formas universais e atemporais que habitam a memória coletiva e influenciam nossa percepção e uso dos objetos.
Dois conceitos-chave definem o trabalho de Jasper Morrison e ganham plena expressão na exposição: Super Normal e Unimportance (Desimportância).
Super Normal descreve a capacidade de certos objetos — geralmente discretos e anonimamente projetados — de se tornarem indispensáveis ao longo do tempo por serem intuitivos e funcionais. Não chamam atenção por sua aparência estética, mas se revelam essenciais por sua facilidade de uso no dia a dia.
O segundo conceito, Unimportance, que aparece no ensaio The Unimportance of Form de 1991, é uma crítica à ênfase excessiva na forma no campo do design. Para Morrison, a aparência visual não é o único elemento relevante: o valor de um objeto está também em suas qualidades materiais e na forma como nos relacionamos com ele durante o uso. Um foco exagerado na estética pode ofuscar aspectos mais profundos e decisivos da experiência do usuário.