Com base em Providence, Rhode Island, a artista Sheida Soleimani (nascida em 1990) constrói tableaux elaborados e surreais em seu estúdio. Em seguida, fotografa esses cenários meticulosamente preparados, que incorporam cenários de mídia mista, adereços e símbolos. Modelos são centrais para cada cena, mas seus rostos estão sempre escondidos, proporcionando uma sensação de anonimato, se não universalidade, e deslocando o foco para seus gestos.
Para seu “Projeto de Banner”, Soleimani fotografou seus pais de costas para a câmera, cada um levantando um único punho. Essa pose, frequentemente associada à solidariedade e à unidade, é uma de muitas pistas nas imagens que indicam que seus pais são dissidentes políticos: refugiados iranianos que fugiram de sua casa para evitar perseguições. As fotografias de Soleimani protegem seus pais enquanto fornecem sinais sugestivos e camadas que apontam para a paisagem sociopolítica que molda suas vidas. Ao retratar uma variedade de objetos – cada um uma representação material diferente das experiências e histórias dos pais de Soleimani – esses banners convidam os visitantes a seguir rastros, desempacotar alusões e estabelecer conexões com a onda de protestos que ocorrem atualmente no Irã.
Isso faz parte de uma série contínua de comissões que envolvem artistas na criação de banners para exibição no Linde Family Wing for Contemporary Art do Museu.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br