Maḏayin: Eight Decades of Aboriginal Australian Bark Painting from Yirrkala representa um marco na história da arte global, apresentando ao público americano a história da pintura em casca de árvore dos aborígenes australianos, com curadoria dos detentores de saber Yolŋu de Arnhem Land, no norte da Austrália. Por milênios, os Yolŋu pintaram seus designs sagrados de clãs em seus corpos e objetos cerimoniais. Esses designs, chamados miny’tji, não são meramente decorativos: são padrões da própria terra ancestral. Os Yolŋu descrevem esses designs como maḏayin, um termo que abrange tanto o sagrado quanto o belo. No início do século XX, começaram a pintar com pigmentos naturais sobre casca de eucalipto, criando obras cintilantes para compartilhar suas identidades através do comércio, ativismo político e diplomacia. Expressando o poder e a beleza de sua cultura, esses artistas continuam a encontrar formas inovadoras de transformar seus antigos designs de clãs em declarações contemporâneas cativantes.
Guiada pelos detentores de conhecimento Yolŋu e suas cosmovisões, Maḏayin oferece ao público americano uma oportunidade rara de vivenciar um movimento artístico evocativo e duradouro, com paralelos a modos de abstração presentes em outros movimentos da história da arte moderna e contemporânea.
Maḏayin: Eight Decades of Aboriginal Australian Bark Painting from Yirrkala é organizada pela Kluge-Ruhe Aboriginal Art Collection da Universidade de Virgínia, em parceria com o Buku-Larrŋgay Mulka Centre na Austrália. A apresentação da exposição culmina em Nova York, na Asia Society, que tem sido fundamental na promoção dessa arte desde a organização da exposição de 1988 Dreamings: The Art of Aboriginal Australia, uma das primeiras exibições aprofundadas desse tipo nos Estados Unidos.
Com obras provenientes das coleções mais importantes do mundo de pinturas em casca de árvore aborígenes, incluindo a Kluge-Ruhe Aboriginal Art Collection, a Universidade de Melbourne, a Art Gallery of New South Wales, o Museum and Art Gallery of the Northern Territory e a National Gallery of Australia, Maḏayin abrange oito décadas de produção artística em Yirrkala, de 1935 até o presente, incluindo 33 novas obras comissionadas especialmente para a exposição através do Buku-Larrŋgay Mulka Art Centre.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br