Artista(s) não identificado(s) (Nasca Antigo, costa sul do Peru). Jarro efígie, 100 AEC–600 EC. Fowler Museum at UCLA, Doação do Sr. e Sra. Herbert L. Lucas Jr
Taming the Desert reúne 34 cerâmicas e têxteis das culturas Moche e Nasca, provenientes das coleções do LACMA e do Fowler Museum da UCLA. As obras apresentam criaturas fantásticas, ancestrais poderosos e seres mitológicos, revelando como as sociedades andinas antigas buscavam significado espiritual e auxílio divino em um mundo imprevisível e desafiador. A religião e os rituais foram fundamentais para lidar com as condições extremas da costa desértica do Peru.
Apesar da escassez de recursos, do isolamento geográfico e da vulnerabilidade climática, essa região desértica foi palco de importantes avanços civilizatórios, incluindo a formação de centros urbanos, assentamentos densos, redes de comércio, grandes sistemas de irrigação e agricultura, além de sofisticadas tradições artesanais. A exposição oferece uma oportunidade rara de observar duas expressões artísticas pré-hispânicas em diálogo e de refletir sobre questões contemporâneas relacionadas a crises climáticas, escassez de recursos e resiliência humana.
Taming the Desert é apresentada pelo Fowler Museum da UCLA, em colaboração com o Los Angeles County Museum of Art (LACMA), e tem curadoria de Luis Armando Muro Ynoñán, ex-bolsista de pós-doutorado do LACMA e atual curador do Field Museum, em Chicago.
Os programas educativos são apoiados pela Nissan Foundation.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br