“Sueño Perro: Instalación Celuloide de Alejandro G. Iñárritu”. Foto: DSL Studio – Delfino Sisto Legnani e Melania Dalle Grave. Cortesia Fondazione Prada
“Sueño Perro: Instalación Celuloide de Alejandro G. Iñárritu” é uma exposição multissensorial global enraizada na interseção entre cinema e artes visuais, criada pelo cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu, vencedor do Oscar.
Em celebração ao 25º aniversário de Amores Perros (2000), o lendário longa-metragem de estreia de Iñárritu, Sueño Perro traz à luz imagens inéditas que dialogam com os temas duradouros do filme: amor, traição e violência. Esses fragmentos intensos, outrora descartados na sala de edição e preservados por um quarto de século nos arquivos fílmicos da Universidade Nacional Autônoma do México, capturam as realidades sociopolíticas interconectadas da Cidade do México, ainda relevantes décadas depois.
A partir da força bruta e da poesia visual dessas imagens esquecidas, Iñárritu reimagina seu impacto por meio de um mosaico de celuloide e som. No centro da instalação está uma profunda reverência pela materialidade do filme em 35mm, cujo grão físico, cintilação e calor evocam uma forte sensação de nostalgia.
Sueño Perro marca a terceira colaboração da Fondazione Prada com Iñárritu, que concebeu o programa de cinema Flesh, Mind and Spirit em Seul (2009) e Milão (2016), além da instalação de realidade virtual experimental CARNE y ARENA em Milão (2017), parte da seleção oficial do Festival de Cannes e premiada com um Oscar especial pelo Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Como afirmou Miuccia Prada, presidente e diretora da Fondazione Prada: “Com este projeto, queremos abrir novas perspectivas sobre a obra de Iñárritu e sobre um filme que, desde o início, combinou a força do realismo com a densidade do simbolismo. Vinte e cinco anos após sua estreia, Amores Perros continua a falar ao presente e a captar, com força visual e emocional, toda a complexidade do mundo em que vivemos.”
Segundo Iñárritu: “Mais de um milhão de pés de película foram deixados na sala de edição durante a montagem de Amores Perros. Essas imagens intensamente carregadas, dezesseis milhões de fotogramas, ficaram enterradas nos arquivos da UNAM por 25 anos. Por ocasião do aniversário do filme, senti-me compelido a revisitar e reexplorar esses fragmentos abandonados, com o grão e os fantasmas do celuloide que carregam. Desprovida de narrativa, esta instalação não é um tributo, mas uma ressurreição — um convite a sentir o que nunca foi. Como encontrar um velho amigo que nunca vimos antes.”
A instalação de Iñárritu estará em exibição no térreo do Podium, o principal espaço expositivo da sede da Fondazione Prada em Milão. Como parte de Sueño Perro, uma apresentação visual e sonora será concebida pelo escritor e jornalista mexicano Juan Villoro no primeiro andar do edifício. Intitulada Mexico 2000: The Moment that Exploded, oferecerá uma segunda camada narrativa a partir de outra perspectiva.
Como explica Villoro: “Amores Perros pode ser situado em uma conjuntura histórica precisa. No ano canônico de 2000, o México vivia um raro momento de esperança aguardada: após 71 anos no poder, o Partido Revolucionário Institucional finalmente perdeu uma eleição presidencial, e o país se preparava para descobrir a democracia genuína. Ao mesmo tempo, a realidade apresentava um panorama de desigualdade, corrupção e violência.”
Com sua apresentação, Villoro mapeia as condições políticas, familiares, sociais, religiosas e econômicas que deram origem às três histórias entrelaçadas narradas no filme. Como destacou: “Filmado em um ‘momento de mudança’, Amores Perros não refletiu o fim de uma era, mas sim o começo de uma decadência. Vinte e cinco anos depois, sua relevância social é alarmante: o que acontecia então ainda acontece agora. Sua explosão ainda está em curso.”
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