A Roberts Projects apresenta a primeira exposição da galeria com a artista Suchitra Mattai, intitulada In the absence of power, In the presence of love. A mostra apresenta novas pinturas em técnica mista, tapeçarias e uma instalação de escultura macia que evocam a herança indo-caribenha da artista. O trabalho de Mattai dialoga com o tema e a forma de paisagens pastorais europeias e a figuração, bem como com as pinturas em miniatura indianas. Ao unir processos artesanais, tecelagens suntuosas e técnicas tradicionais, a artista retrata heroínas não brancas resolutas, substituindo heróis e colonizadores e reivindicando um passado patriarcal. A história ancestral da artista informa seu diálogo com a pintura europeia. Os bisavós de Mattai foram levados do estado de Uttar Pradesh, na Índia, para a Guiana, na América do Sul, como trabalhadores contratados sob o domínio colonial britânico. A Guiana, América do Sul, é considerada parte do Caribe devido à sua história, cultura e proximidade compartilhadas. Quando a escravidão terminou no Caribe no século XIX, os britânicos procuraram em sua maior colônia, a Índia, por trabalhadores para as plantações de açúcar. Mattai descreve seu processo como um de “brown reclamation”, retrabalhando imagens originais para contar novas histórias. Bordado, ponto cruz, miçangas e objetos encontrados inserem o trabalho manual das mulheres nas paisagens pictóricas tradicionais. Em outras obras, as histórias heróicas, figuras, animais, padrões e paisagens das pinturas em miniatura indianas são reconfiguradas. Aqui, os heróis são substituídos por heroínas – empoderadas e míticas, mas também empáticas e acessíveis. Elas são guerreiras pacíficas e incluem tanto jovens quanto idosas. Em Future Tense (2023), uma mulher lê silenciosamente sobre o futuro cercada por bordados florais e um halo preto de miçangas, combinando mito, memória e contos populares. A artista aprendeu costura, bordado e outras técnicas com suas avós e utiliza objetos de família em seu trabalho como um reconhecimento de sua ancestralidade. Tapeçarias vibrantes tecidas a partir de saris (roupas usadas por muitas mulheres do sul da Ásia) unem metaforicamente os membros da diáspora sul-asiática, que estão espalhados pelo mundo – Índia, Europa e Américas. A cada ponto e pedaço de tecido, a artista medita sobre as vidas de sua linhagem materna. As esculturas “frutas” (“phala” em hindi), pendentes na exposição, existem em uma relação simbiótica com o ambiente. Suspensas e orgânicas, as esculturas infundem o espaço da exposição com a ancestralidade e a identidade indo-caribenha da artista. Esta é a primeira vez que a artista utiliza saris trançados para criar esse tipo de instalação, criando um espaço onde a aura dos corpos e espíritos femininos está presente. In the absence of power, In the presence of love reconhece o passado e idealiza um futuro alegre para as mulheres e pessoas marginalizadas.
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