David Zwirner apresenta Profaned Travelers, sua primeira exposição com o artista canadense Steven Shearer desde o anúncio de sua representação pela galeria em 2021.
Shearer desenvolveu uma prática que une a história da arte canônica ao momento contemporâneo, especificamente suas expressões mais plebeias ou subterrâneas. Seu trabalho, que inclui pintura, desenho, assemblage, escultura e instalação, utiliza uma ampla gama de referências, bem como um vasto arquivo de imagens históricas e contemporâneas encontradas. Suas composições envolvem temas clássicos, como o artista em seu estúdio ou o Rückenfigur, e também incorporam seu interesse na iconografia lo-fi da música underground e no fascínio e alienação das culturas juvenis participativas fundamentadas nesses submundos musicais. As fontes de Shearer vão desde metaleiros e ídolos adolescentes, os arquétipos proto-modernistas de Edvard Munch e Henri de Toulouse-Lautrec, e as figuras ambiguamente de gênero do simbolista Gustave Moreau até mestres renascentistas como Pieter Bruegel e Domenico Ghirlandaio. O impulso arquivístico que une esses sistemas de referência díspares está enraizado em um interesse rigoroso, quase forense, em como as imagens são feitas e como o mundo é constituído por imagens, tanto em um sentido simbólico quanto literal, corporal. O interesse duradouro de Shearer está em criar obras de arte que explorem como nos lembramos e idealizamos uns aos outros—no romance da retrospectiva.
Na localização da galeria em 533 West 19th Street, o artista apresenta um novo conjunto de obras em tela que dialogam com o tema do sono—um motivo proeminente na história da arte, abordando temas de mortalidade, vulnerabilidade e êxtase. A apresentação na David Zwirner segue a abertura de Steven Shearer: Sleep, Death’s Own Brother, em exibição na The George Economou Collection, Atenas, até março de 2024.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br