Divulgação / Cortesia Galeria Superfície
Celebrando os 90 anos de Sonia Andrade [1935—2022], a Superfície apresenta a exposição Situações. Pioneira da videoarte no Brasil, Sonia iniciou sua trajetória em 1970, em meio a um contexto histórico e artístico marcado por intensas transformações. Ao lado de um grupo de artistas interessados no uso de novos meios e comprometidos com a pesquisa conceitual, produziu vídeos de forte carga poética e crítica, que investigam as complexas relações entre produção, circulação, mediação, recepção e comercialização da arte — questões que permanecem relevantes até hoje.
Em muitas dessas obras, a artista posiciona-se diante da câmera, fazendo do próprio corpo o centro da ação e criando performances cujo público imediato é apenas o olhar da lente. Mas sua produção vai muito além da videoarte: Sonia Andrade explorou múltiplos suportes e linguagens, do desenho à escrita, da apropriação de objetos à fotografia, passando pela arte postal, projeção de imagens e instalação. Recusando rótulos, buscou em cada trabalho revelar camadas de sentido que evidenciam dimensões ético-políticas, o enigma do tempo e a natureza episódica e relacional de sua prática — abrindo espaço para uma infinidade de situações possíveis, como sugere o título desta mostra.
De caráter panorâmico, a exposição aproxima o público paulistano da obra da artista carioca, reunindo cerca de 30 trabalhos que vão dos primeiros vídeos da década de 1970 a produções mais recentes, como … às contas [2019], apresentada no MAM-RJ. A instalação foi criada a partir de contas de luz, gás, telefone, TV por assinatura, internet e celular pagas e acumuladas ao longo de cinco décadas, entre 1968 e 2018.
Ao longo de sua carreira, Sonia Andrade apresentou obras em instituições como o Musée du Louvre [Paris], MoMA [Nova York] e Museo Reina Sofía [Madri] — tendo este último adquirido trabalhos da artista. Em 2011, recebeu uma grande individual no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Sua obra integra coleções públicas de referência, como o Getty Research Institute [Los Angeles] e Kunstgewerbemuseum [Zurique].
Ainda, em 2024, o Centre Georges Pompidou [Paris], através do programa Don des amis du Centre Pompidou Cercle International, adquiriu duas instalações da artista. São elas A Obra/O Espetáculo/O Caminho/Os Habitantes [1975-1977] e a videoinstalação Sem título [2001]. Em entrevista ao curador Hans-Ulrich Obrist para o livro Entrevistas brasileiras 1 [Cobogó, 2017], Sonia Andrade relembra o início de sua relação com a videoarte: “Comecei [a trabalhar com vídeo] e gostei muito, principalmente pelo imediatismo do vídeo: fazemos o trabalho e ele está pronto, sem depender de laboratório, de nada.”
Sonia Andrade — Situações abre no dia 23 de agosto, sábado, na sede principal da Superfície, com texto crítico de Marisa Flórido, e permanece em cartaz até 25 de outubro.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br