Apresentando uma vídeo-instalação e novos trabalhos da série “Como redesenhar pirâmides”, Maré de Matos inaugura sua mostra “Sonhar é sério”, no espaço expositivo II da Galeria Lume, sábado, 18 de Maio. Através do tensionamento entre versão e verdade, a artista atua em linguagens híbridas, situando seus trabalhos na linha entre imagem e palavra.
Dividida em 4 monitores elevados, o filme ensaio “Outros nomes para dignidade” trata de uma conversa entre a artista e três amigos, que encontram a missão de refletir sobre algo delicado e abstrato como o conceito de Dignidade, porém com o desafio de não limitar o diálogo a lugares comuns. O vídeo possui duração de 23 minutos e propõe envolver o espectador na roda de conversa, ao convidá-lo a sentar junto aos monitores, com os personagens da história.
Em “Como redesenhar pirâmides”, Maré aborda criticamente as estruturas de poder e desigualdade na América contemporânea, enraizadas na invasão colonial e refletidas na forma simbólica da pirâmide. A artista propõe uma desconstrução dessa estrutura por meio de experimentos visuais, textuais e sonoros.
A poética da exposição, inspirada na imaginação e na espontaneidade, busca deslocar signos e construir novas narrativas baseadas em cosmogonias não-predatórias. Ao fazer isso, a artista desafia as estruturas de dominação política, jurídica e histórica que afetam povos indígenas e afrodiaspóricos, incentivando uma visão mais inclusiva e equitativa do mundo.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br