O Japão experimentou uma onda de mudanças entre 1900 e 1950. No início do século, a notação musical ocidental havia se tornado um símbolo de modernidade, ajudando a espalhar o jazz e a Broadway para cafés e boates de Tóquio, além de promover a música cinematográfica japonesa tanto dentro quanto fora do Japão. O crescente modernismo, consumismo e influência do Ocidente vieram acompanhados de uma revolução no som e nas imagens produzidas em massa por filmes e rádio.
Songs for Modern Japan: Popular Music and Graphic Design, 1900–1950 explora como as capas de partituras fornecem uma janela para a sociedade e cultura japonesas durante este período de imensa transformação. Os visitantes descobrem como os principais designers gráficos japoneses da época interpretaram os movimentos artísticos internacionais modernistas, como o Art Nouveau e o Art Deco, e como a demanda por partituras militares com imagens de propaganda cresceu nas décadas de 1920 e 1930, refletindo as aspirações imperialistas do país. Ao investigar estilos de design gráfico, tipografia arrojada, gêneros musicais e o ambiente social no Japão, os visitantes obtêm uma visão de como o design e a música que celebravam a modernidade e o globalismo deram lugar ao endosso do nacionalismo.
Cerca de 100 capas de partituras da coleção de Mary e Robert Levenson—juntamente com pinturas, fotografias, têxteis, música, trechos de filmes e instrumentos musicais do período—capturam os efeitos dinâmicos do intercâmbio artístico internacional e as profundas mudanças sociais em um Japão em processo de globalização. A exposição apresenta uma oportunidade de traçar paralelos entre este momento crucial na história do Japão e os dias de hoje.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br