El Museo del Barrio anuncia projetos comissionados, destaques de exposição, catálogo ilustrado e uma semana de abertura para Flow States – La Trienal 2024, a segunda grande trienal do museu dedicada à arte contemporânea Latinx. Organizada pelo curador-chefe Rodrigo Moura, pela curadora Susanna V. Temkin e pela curadora convidada María Elena Ortiz, a exposição contará com 33 artistas atuando nos Estados Unidos, Porto Rico e, pela primeira vez, em geografias que refletem a complexidade dos fluxos diaspóricos, incluindo artistas baseados nas Américas, Caribe, Europa e Ásia.
Enfatizando pluralidade e um senso de movimento, o título Flow States é inspirado na psicologia do foco criativo e na fluidez das fronteiras geográficas e dos intercâmbios culturais. Assim, a expressão reflete os caminhos sempre mutáveis das diásporas artísticas Latinx que informam a exposição. Os artistas participantes compartilham interesses em transformação, pertencimentos híbridos, memórias coletivas, porosidade das paisagens e trocas materiais. Essas conexões se entrelaçam em um cenário de deslocamentos e migrações que continuam a transformar nossos ecossistemas locais e globais.
Ao longo da exposição, diálogos entre as obras refletem solidariedades e tensões que surgem quando diferentes populações e comunidades diaspóricas entram em contato. Reforçando os temas de pluralidade e multiplicidade da exposição, as obras englobam uma ampla variedade de mídias, desde pinturas e têxteis até práticas sociais e instalações participativas. A maioria dos artistas participantes apresentará novas obras pela primeira vez. Além disso, Flow States incluirá 10 projetos especialmente comissionados de artistas como Hellen Ascoli, Liz Cohen, Tony Cruz Pabón, Koyoltzintli, Mark Menjívar, Carlos Reyes, Ser Serpas, Chaveli Sifre, Cosmo Whyte e Joe Zaldivar.
“A Flow States – La Trienal 2024 se apresenta como uma cúpula em que as obras refletem afinidades e solidariedades, bem como perspectivas distintas e pontos de partida individualizados. Juntas, elas refletem nossas complexas geografias culturais e oferecem estratégias de resistência e imaginações diversas para o futuro,” dizem os curadores da exposição Rodrigo Moura, Susanna V. Temkin e María Elena Ortiz.
“Após o sucesso de ESTAMOS BIEN – LA TRIENAL 20/21, estamos entusiasmados em apresentar a segunda edição deste importante levantamento de arte Latinx com Flow States – La Trienal 2024. O El Museo del Barrio tem a responsabilidade de promover e apoiar conversas urgentes sobre a produção Latinx nos Estados Unidos e além, e estamos orgulhosos de fornecer uma plataforma que defende a arte Latinx,” acrescenta Patrick Charpenel, diretor executivo do El Museo del Barrio.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br