Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Somatória de Forças” de Aline Bispo na Luis Maluf Galeria

24 agosto - 10:00 - 2 outubro - 19:00

Aline Bispo, Mães da boa morte, 2023. Foto: Tatiana Mito

Aline Bispo, artista que vem desenvolvendo uma pesquisa acerca do sagrado como expressão artística afro-brasileira, abre a individual “Somatória de Forças” na Luis Maluf Galeria, unidade Barra Funda, a partir de 24 de agosto. A mostra apresenta trabalhos inéditos e outros produzidos nos últimos cinco anos, muitos dos quais a partir do contato com festas temáticas do calendário afro-brasileiro, como Bará do Mercado, Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, 02 de Fevereiro, Nossa Senhora Aparecida, Feira de Baiano e outras. A mostra tem curadoria de Alexandre Araujo Bispo e segue em cartaz até 2 de outubro.

Aline e Alexandre, paulistanos de ascendência baiana, compartilham mesmo sobrenome, mas não têm parentesco direto. Em comum, compartilham o interesse nas forças sincréticas do sagrado afro-brasileiro. Em “Somatória de Forças” afirma o curador: “Aline Bispo persegue um caminho no qual admite o valor do sincretismo na cultura brasileira, ciente que, apesar de seus aspectos negativos, no sentido de, historicamente, conduzir à ocultação de práticas culturais de origens africanas, ele também gerou forças inéditas.”

Entre as obras expostas, merece destaque “Ogunté”, 2024, pintura em acrílica e folha de ouro sobre tela, nas dimensões 123 x 82,5 x 5 cm. O título Ogunté se refere a uma qualidade do orixá Yemanjá que, segundo a mitologia iorubana, está ligada a Ogum e à sua força guerreira. Assim, Iemanjá Ogunté representa proteção, coragem e determinação. Importante sublinhar que as cores azul e vermelho presentes nesta tela são parte da paleta que se espalha por toda a mostra, somadas ao branco e preto.

Outro destaque da exposição é “Mães da boa morte”, 2023, que combina tinta acrílica, folha de ouro e miçangas em uma tela de 80,5 x 121 x 5 cm. O título da obra é uma referência à Irmandade da Boa Morte, coletivo de mulheres negras que há mais de 200 anos realiza anualmente uma celebração na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano. Atualmente, a irmandade é composta por cerca de 30 mulheres, com idade média entre 50 e 70 anos, que juntas clamam por uma boa morte. A festa da irmandade indica a complexidade que envolve o sincretismo religioso no Brasil, misto de resistência, negociação política e manutenção de valores civilizatórios africanos. Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, o rito é realizado sempre no mês de agosto, acompanhado de samba de roda e distribuição de comidas.

Detalhes

Início:
24 agosto - 10:00
Final:
2 outubro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://luismaluf.com/proxima/aline_bispo_somatoria_forcas/

Local

Luis Maluf Galeria (Barra Funda)
Rua Brigadeiro Galvão, 996 - Barra Funda
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support