Link Museu, “Carimbaço”, 2025. Foto: Divino Amaral
No próximo sábado, dia 26 de abril, das 14h às 19h, será inaugurada São Paulo é um gibi, primeira exposição individual de Link Museu, com curadoria de Thais Rivitti. A mostra acontece simultaneamente no Ateliê397 e no Ateliê Shirley Cipullo, ambos na Travessa Dona Paula, em Higienópolis, São Paulo.
Link Museu é um artista que transita entre muitos universos. Há mais de duas décadas vem pixando MUSEU, a griffe da qual faz parte, nos muros da cidade de São Paulo. No ambiente da pixação, Link é uma figura muito presente, conhecida e admirada como alguém que escolheu o pixo como linguagem, como forma de expressão para reivindicar visibilidade para a periferia e como forma de protesto. A exposição São Paulo é um gibi mostra a conversa entre a pixação e a prática de pintura, que o artista também se dedica há cinco anos. Em suas telas, ele incorpora os estilos do pixo – rolinho, spray, grapixo e o bomb – formas marcantes da cena paulistana da pixação. Nas pinturas, inéditas, produzidas especialmente para a mostra, vemos uma apreensão muito particular do espaço pictórico.
Segundo a curadora: “Por vezes, observamos um enquadramento tenso, como se aquilo que estivesse sendo pintado estivesse comprimido no espaço da tela fazendo referência ao que o universo de pixo chama de encaixe, situação em que a tag (assinatura) é encaixada entre outras intervenções que já existiam, respeitosamente, sem atropelo. Outras vezes, os componentes gráficos (letras e pequenos símbolos) são precisamente dispostos, intercalados, ritmados, na tela, ocupando de forma calculada e equilibrada o espaço disponível”. Ainda sobre esse assunto, Thais Rivitti observa: “Uma perspectiva radicalmente frontal pode ser vista em muitas das pinturas, algo que carrega as marcas de quem pinta muro encarando-o sempre de frente”. A curadora também explica que algumas pinturas são feitas com uma tinta preparada pelo próprio artista que tem em sua composição terra de diversos locais da cidade de São Paulo. “Num procedimento conceitual, ele traz o espaço urbano para dentro das pinturas”, afirma.
Para a exposição, também foi realizado um vídeo que mostra uma visita com o artista aos principais pixos na rota centro-zona leste, mais precisamente ao bairro de Guaianases, onde onde o Link vive, mostrando alguns dos pixos mais importantes do artista pela cidade de São Paulo. A direção e roteiro é de Martha Nehring e a direção de fotografia de Zuma Link.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br