No dia 9 de novembro a Cavalo apresenta Sala de espera, a segunda individual de Vijai
Maia Patchineelam no espaço da galeria, em Botafogo. A exposição reunirá obras que
representam um ciclo de dez anos de prática e pesquisa do artista. Durante essa década, Vijai
buscou investigar o posicionamento de artistas dentro da divisão administrativa de
Instituições de Arte e experimentar o potencial das atividades ali desenvolvidas. Em busca de
mudanças estruturais, a pesquisa defendia a vinculação de artistas como parte integral, e
remunerada, no funcionamento e planejamento de museus, fundações, espaços culturais,
coleções, entre outros.
Em 2013, Vijai transformou seu ateliê individual em uma cozinha coletiva e informal a
contragosto da diretoria da Jan van Eyck Academie, Países Baixos. A criação da cozinha
informal teve como intenção criar um espaço de trocas entre artistas, curadores, designers
além de orientadores e demais funcionários. No ano anterior, a Academia havia passado por
uma renovação que retirara a cantina, que funcionava também de cozinha coletiva fora do
horário comercial, e no seu lugar colocou um Restaurante Café aberto ao público. As
negociações junto à diretoria para manter a cozinha informal aberta acabou por motivar Vijai
a transformar essa experiência em um doutorado prático-teórico. Concluído ano passado, o
doutorado resultou na publicação do livro The Artist Job Description, for the Employment of
the Artist, as an Artist, Inside the Art Institution (2020).
Já no Brasil, a pesquisa de Vijai se desenvolveu através da colaboração com o Instituto
Moreira Salles que resultou no fotolivro Samba Shiva: as fotografias de Sambasiva Rao
Patchineelam (2017). O foto-livro apresenta as fotografias tiradas pelo geólogo Sambasiva,
pai de Vijai, que retratou sua migração da Índia ao Brasil, via Europa, entre o final da década
de 60 ao início da década de 80. Em paralelo a sua história de família, o trabalho editorial de
Vijai junto ao IMS buscou uma reflexão sobre a relação entre artista e instituição através do
questionamento de conceitos como de autoria e legitimação institucional. Reflexão que
culminou em discussões produtivas em relação a aspectos contratuais e autoria artística
compartilhadas.
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