Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Ruptura da trama” de Elisa Sighicelli na Galeria Leme

15 agosto -10:00 até 28 setembro -19:00

Elisa Sighicelli, Copan (2) (detalhe), 2024

A Galeria Leme apresenta Ruptura da Trama, primeira exposição individual da artista Elisa Sighicelli no Brasil. A mostra apresenta uma instalação site-specific com 14 fotografias inéditas, todas tiradas em São Paulo. Sighicelli se preocupa com a construção de imagens e a fenomenologia da visualização, explorando as possibilidades do meio. Além de meros registros fotográficos, suas obras geralmente respondem ao contexto e transfiguram detalhes ignorados através das qualidades esculturais que definem o espaço da luz. Ao focar nestes detalhes, a artista desafia a hierarquia estabelecida, trazendo o que aparentemente é insignificante para o primeiro plano.
 
Em uma visita a São Paulo no ano passado, a convite da galeria, Sighicelli ficou impressionada com o fato de que o icônico edifício Copan estava escondido há anos por trás de uma rede protetora. Essa rede, juntamente com as paisagens urbanas desfocadas além dela, tornou-se o assunto de sua nova série de fotografias, apresentada em uma instalação site-specific composta por três estruturas modulares projetadas pela artista para exibir as obras. O design dessas estruturas replica o padrão da grade dos painéis de concreto das paredes da galeria.
 
A exposição explora o conceito da grade modernista abstrata, vista na realidade da rede do Copan, no padrão das paredes da galeria, no design das estruturas de exibição e na paisagem urbana de São Paulo. A grade é igualmente literal e metafórica.
 
Ao explorar a arquitetura do edifício Copan, Sighicelli notou rasgos – rupturas – na trama de sua rede protetora. Ao colocar a rede em primeiro plano, essas ‘rupturas’ foram traduzidas em suas fotografias como portais para observar o cenário da cidade. Elas também aludem a uma ‘ruptura’ na ideia de perfeição da grade modernista abstrata, destacando como a realidade interrompe o projeto inacabado do Modernismo.
 
A artista manipula digitalmente suas imagens para enfatizar suas qualidades pictóricas, ao mesmo tempo que foca na qualidade material das fotografias. As obras maiores são impressas em um tecido selecionado por sua qualidade luminosa. As costas das obras são forradas com tecido monocromático, cujas cores foram criadas propositalmente pela artista para corresponder aos efeitos cromáticos das fotografias. O verso e o reverso são colocados em diálogo direto na exposição, à medida que as fotografias, penduradas nas estruturas independentes, são voltadas para ambos os lados. A percepção do espectador sobre a fisicalidade das fotografias e a coreografia cuidadosa da experiência expositiva são centrais para a pesquisa da artista.
 
Lorenzo Fusi, diz: “O novo corpo de obras de Elisa Sighicelli é quase retro futurista, na maneira como posiciona ambiguamente a fotografia na interseção de diferentes disciplinas, ao mesmo tempo que desafia sua linguagem e convenções.”

Detalhes

Início:
15 agosto -10:00
Final:
28 setembro -19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://galerialeme.com/expo/ruptura-da-trama/

Local

Galeria Leme
Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br