Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “Repetición Diferencia” de Gabriel de la Mora na Simões de Assis

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Repetición Diferencia” de Gabriel de la Mora na Simões de Assis

01/11/2025 -18:00 até 20/12/2025 -19:00

Gabriel de la Mora, “1,027 Ca.Cy”, 2025. Crédito imagem: Estúdio Gabriel de la Mora

No dia 1° de novembro, a  Simões de Assis inaugura a exposição “Repetición Diferencia, individual do artista mexicano Gabriel de la Mora, em São Paulo. A mostra apresenta obras inéditas de séries realizadas com cascas de ovo, asas de borboleta, penas de pássaro, rocha obsidiana e enfeites reflexivos, materiais inusuais entre a produção contemporânea. Fragmentados e articulados em colagens pictóricas complexas, esses elementos se organizam em padrões geométricos e composições sofisticadas, sempre em formatos distintos desenhados pelo próprio artista.

No conjunto apresentado, Gabriel de la Mora propõe novas vidas e sentidos aos materiais que, em contextos cotidianos, teriam seu ciclo encerrado de outras formas. A escolha e o tratamento desses elementos revelam um interesse constante pela transformação da matéria, pelo tempo e pela memória. O título da exposição, “Repetición Diferencia”, sintetiza o caráter processual e meticuloso da prática do artista, em que a repetição nunca resulta em uniformidade, mas em variações e descobertas sutis. As duas palavras do título compartilham o mesmo número de letras, vogais e consoantes, criando uma simetria linguística que se mantém tanto em espanhol quanto em português, reforçando o diálogo entre as culturas mexicana e brasileira.

Com uma trajetória consolidada no cenário internacional, Gabriel de la Mora é reconhecido por sua capacidade de transformar o ordinário em objeto estético. Seu trabalho desafia as fronteiras entre pintura, escultura e instalação, combinando precisão técnica e intensidade poética. O artista se interessa por processos de reconstrução e reconfiguração de materiais, questionando a permanência, o desgaste e a noção de originalidade.

Paralelamente à mostra em São Paulo, de la Mora está em cartaz com duas importantes exposições individuais em museus. No Museu Jumex, na Cidade do México, apresenta “Gabriel de la Mora: La Petite Mort”, em cartaz até 8 de fevereiro de 2026, com curadoria de Tobias Ostrander. A exposição faz um levantamento temático de duas décadas de produção, explorando a transformação de materiais por meio de processos minuciosos e a tensão entre prazer, perda e memória. Dividida em seis núcleos, a mostra aborda temas como o corpo, o apagamento, o limite do desejo e o prazer do espectador. Após sua exibição no Jumex, a exposição seguirá para o Museu de Arte Contemporânea de Monterrey (MARCO).

No Brasil, o artista também apresenta “Veemente”, individual no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com curadoria de Marcello Dantas. Em cartaz até 16 de novembro de 2025, a mostra reúne cerca de 70 obras, entre instalações, pinturas e esculturas produzidas entre 2000 e 2025. O conjunto reflete a amplitude e a evolução de sua pesquisa, marcada pela diversidade de materiais e pela transformação de objetos encontrados em obras de arte, em diálogo com o conceito de ready-made.

Gabriel de la Mora nasceu em 1968, na Cidade do México, onde vive e trabalha. Formado em arquitetura pela Universidad Anáhuac del Norte, estudou Belas Artes no Pratt Institute, em Nova York. Sua obra integra importantes coleções públicas e privadas, incluindo o Museu Jumex (Cidade do México), o Los Angeles County Museum of Art (LACMA), o Pérez Art Museum Miami (PAMM) e o Museum of Fine Arts Houston (MFAH). Entre suas exposições individuais recentes, destacam-se as realizadas no Museo Amparo, no México; no Drawing Center, em Nova York; e no Museo de Arte de Zapopan (MAZ).

Detalhes

Local

  • Simões de Assis Galeria de Arte
  • Alameda Lorena, 2.050 - Jardins
    São Paulo, SP Brasil
    + Google Map