Home
por
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Rastros – Fotografias de Roberto Frankenberg” no Museu Judaico de São Paulo

16 julho - 10:00 - 22 setembro - 19:00

Campo de extermínio de Majdanek, em Lublin, na Polônia. Crédito: Roberto Frankenberg

O silêncio é o personagem mais presente nas fotografias que Roberto Frankenberg apresenta no Museu Judaico de São Paulo a partir de 16 de julho. Produzidas entre 2012 e 2014, a série Rastros, que dá título à exposição, é resultado de uma sequência de viagens que o artista fez para campos de concentração e arredores, resgatando traços do passado. 

Seus avós, assim como uma grande parte da sua família, foram assassinados pelo regime nazista nos campos de extermínio na Polônia e nas florestas dos países bálticos. O pai, Louis Frankenberg, é um dos poucos sobreviventes e foi quem levou o filho para visitar os locais nos quais ele foi deportado durante a Segunda Guerra Mundial. 

Segundo a curadora e diretora do Acervo e Memória do MUJ, Roberta Alexandr Sundfeld, o conjunto das fotografias “é um memorial vivo, construído pela arte que captura o indizível, e incita ao diálogo sobre a importância de nunca esquecer a história vivida”.  

A partir da observação da natureza nas áreas onde antes funcionavam os complexos, o artista fotografa pequenos fragmentos do que restou daquela época – um arame farpado, um trilho de trem – e pequenos vestígios que remetem às histórias e às vozes que fazem parte daquela terra. 

“Tentei imaginar como poderia retratar meus avós, que nunca conheci. Encontrei-me nesta terra pisada por eles e por muitos outros. Andei pelos caminhos que eles poderiam ter percorrido, vi paisagens que eles poderiam ter visto. Usei a natureza como uma espécie de antena para captar o sujeito da fotografia que não está lá. A natureza é um veículo para chegar ao sujeito”, afirma Frankenberg. 

Ao primeiro olhar, as obras, que fazem parte do acervo do MUJ, mostram a beleza das paisagens contemporâneas, as flores silvestres e ervas daninhas, com a natureza avançando sobre as estruturas abandonadas e arames farpados. As evidências visuais indiretas nas imagens, que remetem à ausência e à perda, são confirmadas pela objetividade das legendas que informam as localizações e os usos anteriores daquele espaço: os campos de Majdanek e Treblinka, na Polônia, as florestas de Bikernieki e Rumbula, na Letônia, a floresta de Ponary e o Nono Forte, na Lituânia.

Detalhes

Início:
16 julho - 10:00
Final:
22 setembro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://museujudaicosp.org.br/2024/rastros-fotografias-de-roberto-frankenberg/

Local

Museu Judaico de São Paulo
Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support