Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Raquel Versieux e Victor Mattina na Galeria Athena

15/07/2023 -11:00 até 26/08/2023 -19:00

A Galeria Athena apresenta duas exposições individuais simultâneas, a exposição de Raquel Versieux: Retorno ao ferro enquanto aguardo o algodão florescer e a de Victor Mattina: Assim que passou a ver tudo quanto não havia, com texto de apresentação de Fernanda Lopes. A mostra de Raquel Versieux é a terceira individual da artista mineira na galeria e ocupa a Sala Cubo da Athena. Com cerca de 30 trabalhos, a maioria inéditos, a exposição elabora sobre o tempo, a história e a memória, através de desenhos, bordados, uma instalação e um trabalho em neon. A investigação da relação entre a paisagem e o corpo humano, interligado recentemente com práticas colaborativas, são ponto de partida para Raquel Versieux na construção de imagens e objetos. Suas pesquisas criam narrativas em torno da relação existencial entre aquilo que é humano e o não-humano, contextualizadas a partir de eventos políticos e sociais, históricos e atuais, tais como o antropoceno e a ocupação de terra no Cariri Cearense, onde desde 2016 a artista mantem vínculos de trabalho, como sua atuação como professora na Universidade Regional do Cariri e o projeto de arte de base comunitária Manejo Movente.

Por outro lado, em sua primeira individual na Athena, Victor Mattina ocupa a Sala Casa com cerca de sete pinturas inéditas que foram pensadas em conjunto especialmente para esta ocasião e que revelam parte da pesquisa pictórica mais recente do artista carioca. Desde 2010 o artista vem investigando, a partir da pintura, questões relacionadas à opacidade da imagem, autenticidade, reprodutibilidade e autoria. O título da mostra é uma releitura de um trecho da música Gênesis, de Caetano Veloso: “Assim que passou a haver tudo quanto não havia”. O verbo “haver” no original foi substituído pelo termo “a ver”, mantendo a sonoridade original e enfatizando a importância do olhar na pesquisa de Mattina. Seu ponto de partida são imagens encontradas ou produzidas a partir de ferramentas de buscas online e inteligência artificial. Nas pinturas em exposição percebemos como o artista desafia o nosso poder cognitivo, deixando turvas as nossas percepções e possíveis associações visuais. Tendo como consequência a interferência na subjetividade de nossos dicionários imagéticos, nos fazendo chegar mais perto, ou até mesmo dar uns passos para trás, numa tentativa de assimilar o que talvez nos seja conhecido, até descobrirmos que é no desconhecido que surge sua pintura. A tela é o lugar onde o artista cria certa confusão, mas também se estrutura a partir de uma resplandecência luminosa que transcende o binarismo computacional, se aproximando de uma experiência anfigúrica, que traduzida em textura, cor e gestos materializa imagens quase inventadas.

Detalhes

Início:
15/07/2023 -11:00
Final:
26/08/2023 -19:00
Categoria de Evento:
Website:
https://galeriaathena.com/

Local

Galeria Athena
R. Estácio Coimbra, 50 - Botafogo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support