A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar Querer não querer, desejar e temer, a terceira individual de Anna Maria Maiolino na galeria. A mostra, que precede a cerimônia de entrega do prêmio Leão de Ouro à artista na Bienal de Veneza, reúne uma seleção de obras produzidas desde a década de 1990 até o presente — algumas delas expostas pela primeira vez e outras raramente exibidas.
Com uma produção calcada na experimentação, Maiolino explora questões ligadas ao fazer como obra, às relações entre sujeito e objeto e à potência criativa do vazio. Nascida na Itália e tendo imigrado primeiro para a Venezuela e, mais tarde, para o Brasil — e vivido nos Estados Unidos e na Argentina por alguns anos —, Maiolino traz para seu trabalho a experiência de uma identidade fragmentada, bem como o sentimento de perda e deslocamento que acompanham uma vivência diaspórica.
Entre os desenhos exibidos na mostra, encontra-se um exemplar da série Codificações Matéricas, descrita da seguinte maneira pela artista: “(…) trabalho com a ação consciente das interrelações matéricas: minhas pulsões, a tinta e a força da gravidade. A gota de tinta é o agente transformador do papel. Ela escorre, desenha, formando linhas saturadas de pigmento. A gota desce a ladeira do papel, atraída pela força da gravidade, enquanto seguro o papel e o movimento firmemente em minhas mãos, como um capitão de navio segura o leme. Os itinerários condensam-se pela tinta em contato com o ar. Um sistema se estabelece – simples e primário. Nestes desenhos, trabalho no domínio da força, devido à gravidade e à saturação do peso da tinta em seus percursos.”
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br