Jade Guanaro Kuriki-Olivo (nascida em 1989, Dallas, TX), amplamente conhecida pelo apelido Puppies Puppies, expande ideias em torno do readymade ao impregnar objetos, signos e ações ubíquas e cotidianas com uma carga pessoal e política. Ela, por exemplo, reconfigurou dispensadores de gel antibacteriano, líquido para vasos sanitários, a cor verde, bem como os atos de dormir, urinar e tomar um comprimido em instalações e performances que desafiam estruturas capacitistas de produção artística e capitalista. Muitas das exposições de Puppies Puppies também incluíram componentes acionáveis: uma campanha GoFundMe para apoiar o fundo de transição de um amigo, testes de HIV gratuitos e aconselhamento, e um chuveiro em funcionamento disponível para uso público. Kuriki-Olivo, assim, afirma que a vida pode ser vista como sua própria forma de prática de resistência, especialmente para aqueles cuja própria sobrevivência está em jogo, incluindo pessoas trans, não binárias e de gênero não-conformista não brancas.
Durante sua exposição no New Museum, Nothing New, Puppies Puppies transforma a Galeria do Lobby do Museu em uma mise-en-scène para suas atividades diárias, com uma parte do espaço funcionando como uma duplicada do quarto real da artista. Se o trabalho anterior de Kuriki-Olivo se centrava na recusa em ser vista – por meio do uso de proxies, avatares e performances em ausência – Nothing New explora novos registros de transparência e obstrução. Convidando os visitantes a vivenciarem sua vida como se fosse por meio de uma tela, Puppies Puppies usa um mecanismo de vidro embaçado para mediar o acesso às suas atividades enquanto ela habita a galeria, destacando temas de visibilidade, representação e consumo cultural.
Câmeras também filmarão a artista enquanto ela navega entre o Museu, seu apartamento – localizado a sete quarteirões de distância – e a vida cotidiana na cidade. Ao interagir com modos contemporâneos de vigilância – incluindo aqueles aos quais aderimos, como as mídias sociais, bem como manifestações mais coercitivas e não consensuais – Puppies Puppies borra as distinções entre sua vida pública e privada, ao mesmo tempo em que desestabiliza as distinções entre a existência virtual e a realidade. Ao permitir uma visão espetacularizada de sua existência diária, Kuriki-Olivo celebra as camadas nuanceadas de sua própria identidade, evitando a tokenização e narrativas reducionistas de identidades raciais e trans.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br