Em 19 de outubro, sábado, o Ateliê397 apresenta Poéticas Além da Várzea, uma nova exposição que finaliza o projeto Poéticas da Várzea: Investigações artísticas no bairro da Barra Funda, resultado da parceria entre o espaço de arte independente e o Instituto de Artes da Unesp. Criado em 2023, o projeto nasceu da vontade de profissionais das duas instituições de promover o diálogo entre si e com o entorno, já que ambas eram sediadas na Barra Funda. Com este desdobramento, o coletivo amplia suas reflexões para além das margens geográficas e simbólicas do bairro, explorando as transformações territoriais que também afetam o entorno do novo endereço do Ateliê397, em Higienópolis.
A exposição reúne registros de intervenções urbanas e obras desenvolvidas ao longo do projeto de extensão, compostas, muitas vezes, por materiais coletados pelos artistas, que criam uma narrativa sensível sobre os efeitos da gentrificação e da especulação imobiliária nos bairros de São Paulo. Enquanto na Barra Funda as dinâmicas de ocupação e deslocamento foram analisadas através de ações como a criação da “Zona Autônoma de Passagem,” uma residência artística em um bar universitário, ou a proposição do silêncio na movimentada estação de trem e metrô batizada com o nome do bairro, agora as obras expandem esse olhar para as tensões sociais que emergem nas fronteiras entre espaços históricos e áreas em transformação.
Poéticas de Além da Várzea propõe uma cartografia afetiva e crítica, onde ruínas, paisagens sonoras e composições feitas a partir de materiais urbanos revelam a resistência do território à lógica de privatização. As obras ressignificam os encontros e deslocamentos, transformando o espaço público em campo de negociação simbólica e material. Em diálogo com as memórias da Barra Funda, as novas peças também discutem a influência da especulação imobiliária em Higienópolis, marcando a presença do Ateliê397 nesse cenário em constante mutação.
A mostra inclui instalações, objetos, produções gráficas e peças sonoras, além de registros fotográficos e videográficos de intervenções urbanas realizadas no primeiro semestre deste ano, que dialogam com as questões urbanas contemporâneas. Além disso, a crítica à gentrificação é abordada de maneira sutil, propondo não apenas uma denúncia, mas a possibilidade de criação de novas formas de interação e resistência na cidade.
Poéticas da Várzea: Investigações artísticas no bairro da Barra Funda é coordenado por Renata Pedrosa, docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da Unesp; Andréia Miranda, docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Música na mesma instituição; Bruna Fernanda e Caio Bonifácio, curadores no Ateliê397. A exposição Poéticas Além da Várzea é produzida e curada coletivamente por todas as pessoas integrantes do projeto.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br