Reconhecido como um dos expoentes da contra cultura da década de 70 no Brasil, Luciano Figueiredo traz para a exposição PLANORAMA sua produção mais recente. Com abertura em 29 de julho, às 14h, na Galeria Leme, a mostra permanece aberta para visitação até 16 de setembro de 2023 e conta com texto crítico de Eucanaã Ferraz.
O título desta exposição é formado pela união das palavras plano e diorama. Inventado por Daguerre nos primórdios da fotografia e do cinema, o diorama surge em meados do século 19 como uma nova forma de espetáculo visual. Realizado com imagens projetadas em uma sala escura, camadas de tecidos muito finos, transparentes e diáfanos apresentavam um espetáculo de luz e sombra. “Tive contato com a invenção de Daguerre em Londres, em 1975, quando visitei o prédio já em ruínas e associei aquele lugar mágico à minha pesquisa pictórica por novas maneiras de tratar plano, cor, volume”, comenta o artista.
Em seus trabalhos, assim como nas pinturas apresentadas nesta exposição, Luciano apresenta uma sólida investigação no campo da forma, a partir da elaboração do espaço geométrico. A linha, o plano, o volume e a cor estão sujeitos à experimentação e à sensação do artista. “Luciano manteve-se íntegro e fiel à aventura da forma e à experimentação. Suas obras são o resultado de um jogo sensível, alheias a uma arte matemática e planejada”, comenta o crítico Eucanaã Ferraz.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br