Nifemi Marcus-Bello, “For the Community by the Community – Handwashing Station”, 2020. The Museum of Modern Art, Nova York. Foto: Kadara Enyeasi.
O design é um elemento fundamental da vida, um catalisador essencial para nossa evolução. Ele nos ajuda a lidar com mudanças e permeia nossas vidas pessoais e sociais, refletindo tanto nossas forças quanto nossas fragilidades. Muitos designers buscam criar novos comportamentos, concentrando-se em hábitos e circunstâncias que mais necessitam de transformação. Pirouette: Turning Points in Design reúne objetos—desde Post-Its até Spanx—que representaram experimentos inovadores com novos materiais, tecnologias e conceitos, ofereceram soluções não convencionais para problemas tradicionais e tiveram um impacto significativo tanto no design quanto no mundo em geral.
Com peças majoritariamente retiradas da coleção do MoMA, a exposição apresenta objetos amplamente reconhecidos—como o logotipo I ♥️ NY ou o novo símbolo de acessibilidade—ao lado de outros conhecidos apenas por públicos especializados. Alguns, como a Shopping Bag da Telfar, apelidada de Bushwick Birkin, reconfiguram as regras de exclusividade e luxo. Outros, como o Walkman Portable Audio Cassette Player ou o Macintosh 128K Home Computer, redefiniram e expandiram nosso espaço privado, permitindo-nos trazer o mundo para dentro de nossas casas ou carregá-lo conosco. Observados em conjunto, os objetos em Pirouette destacam o papel dos designers em sua expressão mais inventiva e construtiva, demonstrando o poder do design em traduzir a experiência humana em formas tangíveis e imaginar um futuro melhor.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br