Carregando Eventos

“Pintura coreana: carimbo e design” no Centro Cultural Coreano no Brasil

16 março - 10:00 até 29 junho - 18:30
Shin Yun-bok, “Weolha Jeongin (Dois amantes sob o luar), Dinastia Joseon”. Crédito: Museu Nacional da Coreia

De 16 de março a 29 de junho, o Centro Cultural Coreano no Brasil apresenta a exposição Pintura coreana: carimbo e design, de Suldurumi. Com uma trajetória no design gráfico, o artista coreano reinterpreta as artes tradicionais do país por meio de técnicas contemporâneas, criando um diálogo entre passado e presente.

A obra de Suldurumi dialoga com diversas expressões tradicionais coreanas. Elementos do bojagi — arte têxtil que une retalhos geométricos em um tecido único, em geral, para o embrulho de presentes — aparecem em suas composições, assim como referências à minhwa, pintura folclórica coreana bastante popular entre os séculos XVIII e XIX, que retratava o cotidiano e os costumes da Coreia da época. Além dessas influências visuais, o artista também se inspira na poesia de Yun Dong-ju (1917-1945), reconhecido por seus poemas de resistência durante a ocupação japonesa.

Em sua releitura, Suldurumi pinça cenas dessas obras milenares e as reproduz pela sobreposição de carimbos. Pouco a pouco, a folha em branco vai ganhando formas e cores aparentemente desconexas e abstratas até se revelar numa figura bem elaborada e repleta de detalhes.

“Acredito que esta exposição pode mostrar como a arte minhwa, de aparência antiga, pode passar por uma transformação natural, tornando-se uma expressão visual acessível e significativa para todos ao redor do mundo. Mesmo com as mudanças, espero que possamos redescobrir o charme único da estética coreana, sem perder suas cores autênticas e o espírito simples de nossos ancestrais, que usavam o humor e a sátira como formas de expressão”, afirma Suldurumi.

Detalhes

Local

  • Centro Cultural Coreano no Brasil
  • Avenida Paulista, 460
    São Paulo SP