Pablo Picasso passou grande parte do verão de 1921 em uma garagem. Dentro deste estúdio improvável, localizado em uma villa alugada em Fontainebleau, na França, ele trabalhou prolificamente para criar um impressionante conjunto de obras. Entre suas criações mais surpreendentes, estavam dois quadros de seis pés de altura, radicalmente diferentes, que ele pintou lado a lado com apenas algumas semanas de diferença: Three Women at the Spring e Three Musicians. Picasso in Fontainebleau reunirá essas duas pinturas monumentais, juntamente com outras obras do período de três meses em que o artista improvisou esse estúdio, complementadas por fotografias e documentos de arquivo.
A busca simultânea de estilos díspares por Picasso havia envolvido o mundo da arte em controvérsia por vários anos. Picasso havia progredido ou regredido? Ele era vanguardista ou acadêmico? Revolucionário ou reacionário? Os críticos estavam divididos. Essas questões falam sobre a maneira como a produção de Picasso em Fontainebleau desafia categorizações e subverte as expectativas sobre a evolução dos artistas.
A exposição apresentará quatro telas monumentais – duas versões de “Três Mulheres na Fonte” e duas de “Três Músicos” – juntamente com outras pinturas, desenhos, pastéis e gravuras feitos durante a breve estadia do artista em Fontainebleau. Fotografias raramente vistas do estúdio e da família de Picasso contextualizarão ainda mais a vida cotidiana do artista e sua prática artística. A exposição também explorará novas descobertas sobre o processo e o espírito experimental que marcam o trabalho de Picasso em Fontainebleau.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br