Em uma época de crescente violência contra as comunidades asiáticas nos Estados Unidos, Oscar yi Hou questiona o que significa ser “asiático-americano” e quem é considerado “norte-americano”. Oscar yi Hou: East of Sun, West of Moon, título de um poema do artista, compreende onze de suas recentes pinturas figurativas. Em algumas obras, yi Hou coloca seus amigos e ele mesmo como figuras da história do leste asiático e da cultura visual ocidental, desde imigrantes chineses do século XIX até Son Goku, da popular franquia de mídia Dragon Ball. Em outros, o artista retrata suas amigas, muitas das quais, como ele, se identificam como parte de uma comunidade criativa asiática, em papéis tradicionalmente brancos e masculinos, acabando com os estereótipos de longa data. Da mesma forma, yi Hou olha tanto para a cultura popular quanto para referências passadas, incluindo as coleções de arte asiática recentemente reinstaladas do Brooklyn Museum, em sua abordagem para essas composições que remete à colagem. O artista envolve seus temas com o que ele chama de iconografia de “cowboy chinês”, um caleidoscópio de imagens como bandeiras americanas, símbolos yin-yang, chapéus de cowboy e caligrafia chinesa. Através dessa justaposição (e de sua crítica sobre as calúnias contra o povo do Leste Asiático) yi Hou revela a complexidade da questão de identidade nacional, como evidenciado por sua própria origem sino-britânica. Agora morando no Brooklyn, ele afirma: “Embora eu seja apenas um norte-americano, sou resolutamente um asiático-americano”. Oscar yi Hou: East of Sun, West of Moon é organizado por Eugenie Tsai, Curador Sênior de Arte Contemporânea do Brooklyn Museum, com Indira A. Abiskaroon, Assistente Curatorial de Arte Moderna e Contemporânea.
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