Entre os eventos culturais planejados para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 em Paris, está uma exposição no Louvre sobre a criação dos primeiros Jogos Olímpicos modernos. Os visitantes descobrirão como os Jogos surgiram no final do século XIX: o contexto político da época, as fontes iconográficas nas quais se basearam e como os organizadores se propuseram a recriar as competições esportivas da Grécia antiga.
A exposição lança luz sobre as origens da maior e mais assistida competição esportiva do mundo. Este evento internacional foi idealizado por Pierre de Coubertin e diversos luminares franceses e gregos, aos quais se juntou posteriormente o desenhista suíço Émile Gilliéron (1850-1924). Gilliéron formou-se na École des Beaux-Arts em Paris e era um visitante frequente do Louvre, onde copiou várias de suas obras-primas. Tendo se estabelecido na Grécia, ele foi nomeado o artista oficial dos Jogos Olímpicos de 1896 e das Mesoolimpíadas de 1906, ambos realizados em Atenas, para os quais desenhou os troféus dos vencedores, inspirados nas descobertas feitas nos principais sítios arqueológicos da época. Utilizando as mais recentes técnicas de reprodução de seu tempo, o artista ilustrou materiais de comunicação – em particular selos postais e cartazes – para o recém-formado estado grego.
Graças a um empréstimo especial da Fundação Stavros Niarchos (SNF), o Louvre exibirá a primeira Taça Olímpica, conhecida como “Taça de Bréal”, desenhada pelo acadêmico francês Michel Bréal e criada por um ourives francês para o vencedor da primeira maratona – uma corrida inventada para os Jogos Olímpicos modernos.
Como parte do programa de eventos culturais que acompanham os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, a exposição mostrará como as disciplinas científicas da filologia, história, história da arte e arqueologia se uniram para criar este evento esportivo global.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br