Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Ocupação Mulherio” na Danielian Galeria

8 agosto - 11:00 - 5 outubro - 19:00

Niura Bellavinha, Sopro. Crédito: Miguel Aun

A Danielian Galeria apresenta, a partir de 8 de agosto de 2024, às 18h, a “Ocupação Mulherio”, segunda edição do programa dedicado a mulheres artistas que ganha um formato distinto, com um conjunto de mostras individuais das artistas Nadia Taquary – “Marés”; Sônia Menna Barreto – “Fábulas”; Nelly Gutmacher – “Son(h)os”; Niura Bellavinha – “Essências”; e “Harmonias”, uma sala especial dedicada à obra da artista e marchande Marcia Barrozo do Amaral, falecida há um ano (1943-2023).

Os curadores Marcus de Lontra Costa, Viviane Matescoe Rafael Fortes Peixoto dão seguimento à ideia iniciada em 2022, com a mostra “Mulherio”, que reuniu trabalhos de 35 artistas mulheres de diferentes gerações, pesquisas e poéticas, a partir da pesquisa histórica e da seleção de trabalhos.

O trio curatorial destaca que “Ocupação Mulherio” não parte “de uma premissa ou de um enlace temático, mas tem como principal objetivo demonstrar a importância da trajetória destas mulheres para o ambiente cultural brasileiro, assim como a força e poesia de suas expressões”. “Sem categorizações ou classificações, “Ocupação Mulherio” reafirma “espaços e conquistas, mostrando que a arte representa o poder essencial feminino de criar e acima de tudo, transformar”, afirmam. Marcus de Lontra Costa, Viviane Matesco e Rafael Fortes Peixoto assinalam ainda que “os títulos que diferenciam cada mostra são insinuações para que os visitantes possam conhecer e criar relações sensíveis com as obras expostas”.

Marcus de Lontra Costa diz que nesta segunda edição de “Mulherio”, ele e os outros curadores optaram “pela realização de cinco individuais de mulheres que sintetizam a ação feminina na arte contemporânea brasileira: religião, sexualidades, histórias das artes, abstrações e concretude, que compõem esse mosaico criativo reunido num mesmo espaço físico aberto ao público carioca”. Viviane Matesco observa que “mulheres são diversas, mas com uma posição em comum: a luta para viver em mundo dominado pelo machismo”. Rafael Fortes Peixoto acrescenta que o objetivo “não é reunir as artistas em torno de uma ideia, e sim reafirmar a ocupação desse espaço na agenda e na pauta cultural, tanto em instituições públicas como em espaços privados, como a Danielian Galeria”. Ele adianta que em 2025 se pretende comemorar os 40 anos de ações das Guerrilla Girls, que afirmaram pela primeira vez ao mundo o questionamento da presença feminina nas artes. Nossa ideia com estas individuais é que a produção de cada artista possa ser aprofundada nesse ambiente de diversidade e liberdade”.

O título da “Ocupação” tem inspiração no jornal “Mulherio”, que circulou entre 1981 e 1988, e teve umrelevante papel dentro do movimento feminista brasileiro, e surgiu como desdobramento dos estudos sobre a condição feminina no Brasil, tendo contado com a participação de mulheres como Lisette Lagnado, Inês Castilho, Lélia Gonzalez, Adélia Borges, Maria Rita Kehl, Ruth Cardoso, Carmen da Silva e Heloisa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda) em suas 40 edições.

Acompanha a exposição uma publicação em formato de 14cm x 10cm, em papel rosa,  com os textos dos curadores sobre cada uma das mostras.

Detalhes

Início:
8 agosto - 11:00
Final:
5 outubro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://www.danielian.com.br/

Local

Danielian Galeria
414 Rua Major Rubens Vaz Gávea
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support