A Galeria Raquel Arnaud apresenta “O Quarto Estado da Matéria”, individual de Gisela Colón com curadoria de Marcello Dantas, que abre em 21 de agosto. A artista também realizará a exposição “Matéria Prima” no Instituto Artium, a partir de 24 de agosto.
O trabalho de Colón, representado majoritariamente por monólitos, explora as interconexões entre ecofeminismo, histórias coloniais e as forças universais da natureza. Sua prática artística busca transformar o pessoal em universal, trazendo elementos de dolorosas realidades da violência armada, feminicídio e a violência militar coletiva que presenciou durante sua juventude em Porto Rico. Seu trabalho também ressignifica materiais, trazendo sustentabilidade às suas esculturas, que capturam e refratam a luz, criando uma cor estrutural que remete às cores encontradas na natureza.
“A artista se apropria de materiais de alta tecnologia, frequentemente associados a funções militares, transformando-os em veículos de luz, vida e transcendência. Esta transmutação de materiais destinados à opressão em objetos que canalizam energia positiva subverte suas conotações originais.”, destaca Marcello Dantas, curador da exposição. A artista completa: “Sou como o plasma, o quarto estado da matéria, nascido de uma forte e intensa opressão, mas ainda assim uma luz brilhante. Minhas células guardam os segredos do início dos tempos.”.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br