Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “O Bestiário de Kixelô” de Arivanio na Aura

« Todos Eventos

“O Bestiário de Kixelô” de Arivanio na Aura

2 outubro -10:00 até 4 novembro -19:00

Arivanio, “Transes de morte”, 2023. Foto: Levi Fanan

No ano em que foi indicado ao Prêmio PIPA, Arivanio inaugura sua segunda individual na Aura no dia 02 de outubro, das 18h às 21h. Sob curadoria de Theo Monteiro, “O Bestiário de Kixelô” reúne cerca de 20 obras do artista, incluindo três inéditas, que destacam figurações animalescas para abordar temas fundamentais à humanidade, como nascimento, morte, desejo, violência e sobrevivência.

O título da mostra remete à tradição dos bestiários medievais, sob uma leitura contemporânea e fabulada do cotidiano sertanejo do artista. “Curioso que, mesmo os seres verdadeiros e que faziam parte do universo europeu daquele período eram, por vezes, representados de forma fantasiosa. O objetivo, afinal, não era propriamente científico (ainda mais que esse tipo de visão de mundo inexistia naqueles recuados séculos). Tratava-se, na verdade, de uma coletânea extraída de textos lendários”, observa o curador. Arivanio cria, a partir de sua vivência em Quixelô, no sertão do Ceará, um bestiário povoado por animais de corpos longilíneos, tratamentos expressivos e dimensões míticas.

Nas pinturas sobre tela, os fundos são dominados por vermelhos intensos e as figuras mais frequentes são cachorros alvos. “Suas cadelas, com úberes carregados de leite, dando à luz ou amamentando, aludem ao mito da fundação de Roma, na qual uma loba teria amamentado os irmãos Rômulo e Remo. Em ‘Fura ou Aborto’, tela de 2022, ante um céu vermelho, uma cadela branca dá a luz, em um parto aparentemente sofrido, a um cachorrinho. Ao lado dela, um abutre negro de cabeça cinza espreita a cena, quase como um sinal de que a morte constantemente ronda a vida, mensagem reforçada por outros pássaros negros que, ao longe, povoam o céu. O mundo dessas pinturas é violento, com sangue.”, descreve Theo Monteiro.

Nos trabalhos realizados sobre sacos de cimento, os elementos gráficos da embalagem passam a dialogar com as figuras representadas, aproximando as obras de nossa realidade  material e cultural, além de ressaltar o gesto pictórico e a potência expressiva de sua pintura.

Ao revisitar o imaginário dos bestiários sob a ótica de sua própria vivência, o artista recria um imaginário animalesco que ilumina dilemas atemporais, intrínsecos a todos os seres humanos e, ainda assim, sempre íntimos.

Detalhes

Início:
2 outubro -10:00
Final:
4 novembro -19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://aura.art.br/

Local

Aura Galeria
Rua da Consolação, 2767 - Jardins
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br