O artista Maxwell Alexandre (1990, Rio de Janeiro, RJ) inaugura sua nova individual, Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil, na Casa SP–Arte, o espaço permanente da SP–Arte em São Paulo, no dia 26 de agosto. A exposição é realizada em parceria com a Millan, galeria que representa Maxwell.
Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil é a continuidade de Novo Poder: passabilidade que o artista apresentou em fevereiro deste ano no centro cultural La Casa Encendida, em Madri, e também entre abril e julho no 1˚ Pavilhão Maxwell Alexandre, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A exposição na Casa SP–Arte traz mais de 20 obras inéditas, produzidas especialmente para a ocasião.
Nos trabalhos da série Novo Poder, Maxwell explora a ideia da comunidade preta dentro do que chama de “templos consagrados de contemplação da arte contemporânea”: galerias, museus, centros culturais e fundações. Para isso, ele dá ênfase a três signos, as cores preta, branca e parda.
A cor preta é manifestada pela figuração dos personagens; a branca, aponta para o cubo branco espelhando o espaço expositivo; e a parda, por sua vez, representa a obra de arte e também faz autorreferência ao tipo de papel usado como suporte principal da série.
Maxwell considera que a reivindicação desses espaços está diretamente relacionada a uma posição de poder. “É onde a história se legitima, onde se manipulam as narrativas e a construção de imagens”, afirma.
Além de marcar o início da parceria com a galeria Millan, Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil vem na esteira da estreia do Pavilhão Maxwell Alexandre 2. O novo espaço foi inaugurado em 29 de julho na Rocinha, favela onde o artista nasceu e cresceu, no Rio de Janeiro, e é a primeira galeria de arte contemporânea da comunidade. Ali, Maxwell exibe obras da série Entrega: one planet. one health, previamente lançada em Paris, no Cahiers d’Art.
A mostra faz parte do Circuito SP–Arte, que ocorre por ocasião da segunda edição de Rotas Brasileiras e movimenta a cidade com eventos culturais. A feira, que reúne mais de 300 artistas apresentados em 70 projetos das galerias expositoras, vai de 30 de agosto a 03 de setembro na ARCA, na zona oeste da capital paulista. Em seu estande, a Millan apresenta obras de artistas como Vivian Caccuri, Regina Parra, Daiara Tukano, José Bento, Paulo Pasta e Tunga.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br