Neste verão, o artista brasileiro Ernesto Neto transforma a Nave do Grand Palais d’Été em um espaço imersivo e sensorial com Nosso Barco Tambor Terra, uma instalação monumental em crochê, casca e especiarias, que convida ao deslumbramento e ao compartilhamento.
Concebido para ser percorrido e habitado, esse ambiente multissensorial manifesta uma relação fundamental com a natureza e explora a continuidade entre nosso próprio corpo e o corpo da Terra por meio do trabalho manual, dos materiais orgânicos e de técnicas ancestrais. A obra se inspira no impacto profundo da vela e da navegação no mundo, que transformou as relações entre pessoas e lugares.
Neto transforma imagens e símbolos associados a essas histórias em uma comunhão coletiva e ritual com sua arquitetura porosa. A escultura incorpora uma ampla variedade de instrumentos de todo o mundo, com ativações periódicas em que o público é convidado a entrar e tocar os tambores escondidos em seu interior.
Ao unir nossas diferenças culturais, o artista evoca, de maneira poética, a possibilidade de uma comunicação universal por meio de pulsações e ritmos.
Ao redor da instalação, uma programação variada amplia a experiência: concertos, oficinas e visitas Bavart’dages convidam adultos e crianças a explorar os temas que são caros ao artista, entre música, têxteis, história do Brasil e questões climáticas.