A partir de quarta-feira, 4 de outubro de 2023, até 16 de agosto de 2024, o Museu de Arte Bass apresenta “Nam June Paik: Os Anos de Miami”, uma nova exposição com obras do artista visual coreano-americano que exploram sua conexão com Miami Beach e a comunidade circundante do sul da Flórida.
Nam June Paik (nascido em 1932, Seul; falecido em 2006, Miami Beach) foi um pioneiro no desenvolvimento de imagens em movimento eletrônicas e composições digitalizadas como forma de expressão criativa. Creditado por originar o termo “superestrada eletrônica” em 1974, as obras complexas de Paik demonstraram enorme presciência para a influência e proliferação de mídias digitais como meio artístico, a expansão global de redes sociais e a crescente interligação entre a vida moderna e a tecnologia.
Organizada em torno da recente aquisição de TV Cello (2003) pelo Bass, “Nam June Paik: Os Anos de Miami” oferece uma análise detalhada da conexão do artista com Miami. A exposição revela a pouco conhecida história da vida do artista em Miami Beach, explorando as formas inovadoras que ele usou para se comunicar e empregar tecnologias de mídia em seu trabalho.
No início da década de 1990, os visitantes do Aeroporto Internacional de Miami tiveram a oportunidade de encontrar duas instalações esculturais extraordinárias de Paik. WING, localizada no saguão do Concourse B, saudava os espectadores com quase 100 monitores de televisão montados em uma estrutura em forma de biplano, iluminada por um quadro de néon, pontuada por uma hélice. MIAMI, em frente às portas de saída da alfândega no saguão do Concourse E, apresentava 74 monitores dispostos para soletrar M-I-A-M-I em letras maiúsculas.
Em ambas as obras, as telas de TV apresentavam um fluxo hipnotizante de imagens icônicas do sul da Flórida, intercaladas com vislumbres reconhecíveis de todo o mundo: palmeiras, flamingos, banhistas na praia, congestionamentos de tráfego, templos budistas, terra derretida, barcos à vela e moléculas. Milhares de imagens, juntamente com a forma única de “pintura eletrônica” de Paik, combinavam-se em uma cacofonia dinâmica diante dos olhos dos viajantes.
Encomendadas em 1985 pelo Miami-Dade Art in Public Places Trust, WING e MIAMI foram dedicadas em 29 de novembro de 1990. Embora Paik tenha feito de Miami Beach sua casa até sua morte em 2006, no final da década de 1990, WING e MIAMI não estavam mais em exibição pública.
Com pesquisas originais sobre Paik e o sul da Flórida, incluindo um relato cronológico da criação e exibição de WING e MIAMI, “Nam June Paik: Os Anos de Miami” oferecerá novas perspectivas sobre o envolvimento pessoal do aclamado artista com nossa região.
A exposição também incluirá “Notations”, performances de artistas contemporâneos cujas práticas se envolvem e ampliam o uso experimental de tecnologia encontrado no trabalho de Nam June Paik. A primeira apresentação de “Notations” contará com o MyFi Studio no “Third Thursdays” no The Bass em 19 de outubro.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br