“Nada em Mim é Superfície” de Lorena Bruno no FAMA Museu
25/10/2025 -11:00 até 25/01/2026 -17:00


Lorena Bruno, “Corpo Vão” 2025.
A mostra reúne um conjunto de obras recentes e inéditas que exploram novas possibilidades da tapeçaria contemporânea, linguagem central da produção da artista.
A exposição propõe um diálogo direto com a história do próprio Museu FAMA, instalado na antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, importante indústria têxtil nacional. Nesse contexto, a artista ressignifica o fazer manual e o transforma em experimentação poética, expandindo a tapeçaria para além da bidimensionalidade.
Em sua primeira exposição individual institucional, Lorena apresenta trabalhos que transitam entre o figurativo e o abstrato, com formas orgânicas e elementos recorrentes em sua pesquisa, como o grande coração vermelho, símbolo marcante de sua obra. As peças se desdobram em quadros, estruturas tridimensionais e instalações, ampliando a relação entre matéria, espaço e corpo.
Segundo o curador Sandro Ka, “na urdidura das peças há rigor, mas não uma fórmula fechada. Muito menos convenções. O fazer da artista converte o gesto repetido do artesanato em desvio, quando dá protagonismo à intuição. Tendo o fio de lã orgânica como elemento central, não há limites para a incorporação de novas técnicas, cores e tratamentos na manipulação da matéria.”
