Regina Silveira – Divulgação
O Instituto de Arte Contemporânea-IAC apresenta a exposição “Modus Operandi” da artista Regina Silveira, a partir do dia 22 de março de 2025 (sábado), das 11h às 16h, na Consolação, em São Paulo.
A mostra – que tem curadoria Agnaldo Farias – professor da FAU-USP e crítico de arte, apresenta os processos criativos e desenvolvimento de algumas de suas obras de diferentes períodos, além de maquetes, desenhos preparatórios e mesmo documentários em vídeo. O conjunto ocupa duas salas expositivas e a área do café da instituição. Alguns dos trabalhos expostos no IAC já foram vistos no Brasll, mas outros foram obras site specific, instaladas temporariamente em outros países como Bélgica, Estados Unidos, México, Chile e Japão. A visitação gratuita segue até o dia 26 de julho de 2025.
O evento também celebra a doação dos arquivos e documentos da artista para o IAC, tendo como maior função a sua disponibilização para a pesquisa. A intenção primeira é mostrar como cada ideia foi desenvolvida e formulada, além de explicitar suas sucessivas derivações, apontando similaridades e diferenças, ou o modo com se constitui cada série de trabalhos. “Acredito que essa exposição, sem ser uma retrospectiva, pode dar uma visibilidade pontual às diversas direções de meu percurso, desde a etapa multimídia e, passando de distorções e projeções de sombra, alcança a memória ao meu salto íconceitual e técnico), ao campo aberto das possibilidades digitais, em obras que puderam ser totalmente feitas por outros, e à distância, em fachadas e interiores de espaços públicos”, conclui a artista. O título da mostra toma como base a expressão em latim que significa “modo de operar”, utilizada para designar uma maneira de agir, operar ou executar uma atividade seguindo geralmente os mesmos procedimentos.
“A artista empreende o cálculo metódico, diligente, exato do discurso visual; toma para si o papel milimetrado, um dos suportes preferenciais do desenho mecânico e civil, para traduzir ao plano bidimensional excertos do mundo tridimensional. Revira, ajusta o desenho, como que vai testando sua plasticidade até chegar ao ponto que lhe satisfaz. Uma vez atingido, o trabalho muda de estado: tendo partido da compreensão da profundidade do mundo, posteriormente reduzido a dimensão planar, o desenho cresce novamente, agora transposto para um tapete, para um desenho despejado pelo chão capaz de atacar uma parede, até aqueles que recobrem o volume de um prédio. Nesse processo, as ausências convertem-se em presenças maiúsculas, tão ou mais impactantes e convincentes do que os objetos, corpos humanos, bichos e insetos que lhes serviram de fontes”, afirma o curador Agnaldo Farias em seu texto.
A exposição é uma realização do Instituto de Arte Contemporânea. O educativo é apoiado pelo Instituto Galo da Manhã. As atividades do IAC são amparadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal.
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