Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Mira Schendel: Transparências” na Galeria Luisa Strina

1 agosto - 10:00 - 14 setembro - 19:00

Mira Schendel, Sem título, da série Toquinhos de acrílico, ca. 1971-1973. Cortesia Hauser & Wirth

No ano que marca o 50º aniversário da galeria, Luisa Strina tem o prazer de anunciar a abertura da exposição Mira Schendel: Transparências, uma abrangente mostra da renomada artista programada para abrir em 1º de agosto de 2024. Mira Schendel (1919-1988) foi uma figura pioneira na arte latino-americana, que trabalhou com Strina nos anos 1980, onde teve exposições em 1981 e 1983.

Organizada por Olivier Renaud-Clement em colaboração com a família Schendel e Hauser & Wirth, Mira Schendel: Transparências apresentará uma ampla seleção de Monotipias de Schendel produzidas entre 1963 e 1965, além de uma série de objetos escultóricos em acrílico produzidos no final dos anos 1960 e 1970. A exposição é acompanhada, ainda, por um ensaio inédito do Curador Chefe do Museo del Barrio de Nova York, Rodrigo Moura.

As mais de cinquenta Monotipias apresentadas na mostra oferecem um panorama da abordagem experimental e inovadora de Schendel. Cada peça revela sua meticulosa exploração da textura, forma e translucidez, em um jogo sutil de luz e sombra. As monotipias foram extremamente experimentais na época de sua criação. Sua feitura envolve a aplicação de pó de talco em um dos lados do papel de seda japonês, que é então colocado sobre uma chapa de vidro previamente oleada. Schendel então “desenhava” com vários instrumentos, incluindo seus dedos, aplicando pressão no lado não oleado. O processo criava uma linha orgânica que quase parecia parte do papel e permitia a Schendel responder gestual e caligráficamente ao material. Essas marcas gráficas, letras e manchas resultaram em desenhos extraordinariamente belos e poéticos em ambos os lados do papel, os quais são mostrados na galeria em prateleiras retroiluminadas que preservam sua transparência.

Nas obras seguintes de Schendel, a transparência se apresenta como o catalisador da experiência do espectador com o corpo e a visão. Ela começou a usar acrílico, o qual, suspenso no ar, permite que a imagem e o plano se desdobrem em dois: para ver através e para uma “leitura circular em que o texto é o centro imóvel, e o leitor é móvel”, como afirmou a artista. Essas formulações deram origem aos Objetos gráficos (1967-1973), nos quais folhas de papel são sobrepostas para criar quadrados onde o jogo de cheio e vazio amplifica o signo gráfico entre o silêncio e o ruído através da repetição e alterações na escala. Suspensas por fio de nylon, as obras da série Transformáveis são compostas por pequenas tiras de material transparente articuladas para evocar a sensação de mutabilidade e jogo. As obras giram no ar, projetando sombras e reflexos em constante mudança.

Também incluídas na exposição estão obras da série Discos do início dos anos 1970, onde Schendel começou a criar objetos escultóricos usando acrílico e letraset. Sintetizando a experimentação formal das “monotipias”, este conjunto de obras continuou a abraçar ideias espirituais sobre o “outro lado” da transparência, um lugar onde outros mundos e outras formas de materialidade existiam. Os discos redondos são feitos de lâminas de acrílico sobrepostas. Eles envolvem turbilhões de letras e símbolos em letraset, legíveis mas composições intraduzíveis. Aqui também, a linguagem é vista como uma espécie de poeira cósmica, informe e infinita.

Detalhes

Início:
1 agosto - 10:00
Final:
14 setembro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,
Website:
https://www.luisastrina.com.br/exhibitions/267-transparencias-mira-schendel/

Local

Galeria Luisa Strina
Rua Padre João Manuel, 755 - Jardins
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support