Estreando no The Broad com mais de 90 obras feitas pela artista nos últimos 20 anos, Mickalene Thomas: All About Love é a primeira grande turnê internacional do trabalho dessa artista pioneira. A exposição destaca como Mickalene Thomas dominou e inovou em várias disciplinas, desde pintura e colagem em mídia mista até instalação e fotografia. A exposição compartilha seu título e vários de seus temas com o texto fundamental da autora feminista bell hooks, no qual o amor é um processo ativo enraizado na cura, traçando um caminho longe da dominação e em direção à libertação coletiva. Através de suas investigações sobre a cultura pop e a mídia de massa, Thomas oferece uma demanda reverberante para que mulheres negras sejam vistas e compreendidas, e para que os espectadores se tornem o que hooks chama de “praticantes do amor”.
Nascida em 1971 em Camden, New Jersey, Thomas completou seu MFA na Yale University School of Art em 2002 e uma residência no Studio Museum em Harlem em 2003. Logo depois, ela se tornou bem conhecida por suas pinturas em grande escala de mulheres negras em estados de lazer e repouso, usando strass, um material central em sua prática que simboliza as complexidades da feminilidade. Retratando mulheres com expressões confiantes e seguras, os sujeitos de suas obras são frequentemente vistos em interiores domésticos da América Negra, reivindicando a agência da mulheridade enquanto deconstrói o cânone histórico da arte. Da mesma forma, as fotografias, colagens e pinturas figurativas de Thomas muitas vezes reencenam cenas de pintores franceses do século XIX, como Henri Matisse e Édouard Manet, revidando contra a subjugação e as narrativas opressivas mantidas pelos arquivos ocidentais, instituições culturais e sistemas de representação.
A estreia de Mickalene Thomas: All About Love no The Broad reflete algumas das primeiras investigações da artista na cultura visual, sexualidade e memória, avançando para o presente. Em exibição está o tríptico fotográfico inicial, Lounging, Standing, Looking (2003), uma peça que retrata a própria mãe da artista, explorando parentesco e cuidado. Esses modos de relações íntimas informam trabalhos como Portrait of Maya No. 10 (2017) da coleção do Broad. Esta obra em acrílico e strass incorpora a habilidade característica de Thomas de aplicar várias camadas de material e significado simbólico em uma única superfície. Com oito pés de altura, o sujeito é empoderado, brilhante e posicionado, comandando seu olhar para fora. Unificando esses sujeitos maiores que a vida juntos nas galerias do museu, a exposição envolve os espectadores no universo ousado e dinâmico que a artista criou, onde o amor firme supera os conflitos políticos.
Os temas da exposição se estendem a uma programação completa de eventos associados desenvolvidos em colaboração com a artista, incluindo uma série de concertos de verão com Flo Milli e uma homenagem a J Dilla, uma noite de comédia sob as estrelas co-curada e apresentada por Chaunté Wayans, eventos de bem-estar e cura com Tai Beauchamp e Angela Manuel Davis, e programas e workshops adicionais centrados em mulheres e comunidades negras e queer. Veja todos os próximos eventos.
Mickalene Thomas: All About Love é co-organizada pela Hayward Gallery, em Londres, e The Broad, em Los Angeles, em parceria com a Barnes Foundation, Filadélfia.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br