- Este evento já passou.
“Melinha” de Asuka Anastacia Ogawa na Nara Roesler
23 março - 10:00 - 11 maio - 19:00
Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar a partir de 23 de março de 2024 a exposição Melinha, com treze pinturas inéditas da artista Asuka Anastacia Ogawa (1988, Tóquio) criadas especialmente para este evento. Baseada em Los Angeles, a artista, filha de mãe brasileira e pai japonês, foi aos três anos para Petrópolis, região serrana do Estado do Rio. Na adolescência, cursou o Ensino Médio (High School) na Suécia, e concluiu seus estudos em Londres, na Central Saint Martins College, onde se graduou em artes visuais. A mostra “Melinha” integra o circuito oficial da SP-Arte 2024, e segue em exibição até 11 de maio. A artista estará presente na abertura da exposição.
A diversidade cultural que permeou seus anos de formação teve grande impacto em sua produção artística, que incorpora diferentes referências visuais, crenças e tradições. Sobre fundos monocromáticos e vibrantes, suas pinturas oníricas retratam figuras andróginas com rostos cuidadosamente construídos e olhos amendoados que parecem mirar para além dos limites da tela. As imagens retratadas por Asuka Anastacia Ogawa remetem, sobretudo, à sua ancestralidade japonesa e afro-brasileira. “Embora eu não tenha um tema quando pinto, estou sempre pensando em minha mãe, avó e bisavó, e na beleza, força, luta e amor de nossos ancestrais”, diz a artista.
Para esta exposição, a proximidade familiar foi também física. Pela primeira vez, Asuka produziu em companhia de sua mãe, que se interessou pela pintura e acabou por participar ativamente na produção de algumas de suas obras, na preparação dos fundos das telas. Além da participação direta no desenvolvimento dos trabalhos, a presença materna proporcionou à artista uma atmosfera de calma e de serenidade que transparece nas obras, enquanto que seu processo de produção também foi marcado pelo aprofundamento em práticas meditativas. Durante este período, mãe e filha, lado a lado, puderam também revisitar memórias de Amelia, avó materna de Asuka, cujo apelido, Melinha, dá nome à exposição.