Carregando Eventos

« Todos Eventos

Megumi Yuasa na Gomide&Co

22 agosto - 10:00 - 1 novembro - 19:00

Megumi Yuasa, Sem título, início da década de 1990

A Gomide&Co tem o prazer de apresentar a primeira individual de Megumi Yuasa (São Paulo, 1938) na galeria, que inaugura no dia 22 de agosto, às 18h. A exposição tem projeto concebido pela parceria entre o artista Alexandre da Cunha, a arquiteta Jaqueline Lessa (entre terras) e a pesquisadora Rachel Hoshino, que também assina o texto crítico. Sem expor individualmente desde 1998, o artista realiza na Gomide&Co uma mostra que combina obras realizadas desde o fim da década de 1970 até algumas inéditas realizadas em 2024.

Megumi constrói ao longo de sua produção artística uma linguagem própria, dando forma a esculturas que combinam elementos variados, como argila, metais, limalhas e óxidos. Um mestre em seu meio, o artista enfatiza a comunhão dos ceramistas com a terra, defendendo que tudo o que está ao redor de uma obra faz parte dela e vai acompanhá-la ao infinito. É justamente essa relação dialógica, sempre imbuída pelo discurso filosófico e político do artista, que estrutura boa parte de seus trabalhos.

Megumi Yuasa inicia-se nas artes plásticas em 1964, quando passa a realizar suas primeiras cerâmicas. Viaja em seguida junto a sua companheira Naoko Yuasa ao interior do estado de Goiás, pesquisando técnicas e materiais. Em 1968, realiza em Goiânia sua primeira exposição, e no ano seguinte retorna para São Paulo. Logo seu trabalho passa a ser reconhecido. Já em 1971, frequenta por seis meses a Escola Brasil, a convite do pintor Luiz Paulo Baravelli (1942). Em 1988, morando em Itu, passa a trabalhar na Cerâmica Aruan, fábrica de Gilberto Daccache. No final de 1988, o artista passou a trabalhar como mestre ceramista na própria fábrica, sendo a ele reservado um espaço onde modelava suas peças e ensinava o ofício aos jovens operários que faziam utilitários.

Das exposições que participou, cabe destacar as suas participações nas 13ª e 14ª edições da Bienal de São Paulo (1975 e 1977, respectivamente); Laços do Olhar (2008), coletiva no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo); e O Curso do Sol (2023), coletiva com curadoria de Yudi Rafael, na Gomide&Co. Em 2024, sua obra integrou a coletiva Tocar a Terra, curadoria de Rachel Hoshino como parte do programa Diásporas Asiáticas, no Instituto Tomie Ohtake.

A exposição de Megumi Yuasa ocorre no contexto de um programa da Gomide&Co que dedica especial atenção ao território da cerâmica, tendo como bússola a superação das distinções estabelecidas entre a técnica e outras linguagens artísticas com vias à afirmação dessa produção no campo da arte contemporânea. Suas paisagens imaginadas, entre árvores, nuvens, sementes e os chamados espássaros, irão agora compor o espaço expositivo da galeria, ganhando formas familiares e ao mesmo tempo improváveis, constituídas a partir de uma expografia singular que apresenta suas obras sem hierarquias. Tendo realizado suas primeiras exposições ainda no fim da década de 1960, o artista chega para a ocasião somando mais de meio século de trajetória como um nome fundamental da escultura no Brasil. Diante de seu repertório visual, agora é possível também perceber a amplitude de sua poética, que atravessa linguagens e constitui seu discurso interdisciplinar.

Detalhes

Início:
22 agosto - 10:00
Final:
1 novembro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,
Website:
https://gomide.co/

Local

Gomide&Co
Avenida Paulista, 2644
São Paulo, São Paulo 01310934 Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support