“Material Affinities and Tropical Dreams” na Galeria Almeida & Dale
25/10/2025 -10:00 até 10/01/2026 -19:00


Balraj Khanna, s.t. 1969. Divulgação.
Material Affinities and Tropical Dreams, apresenta um conjunto inédito no país ao reunir artistas de ascendência sul-asiática sob curadoria de Mario D’Souza, diretor de programação e exposições na Kochi Biennale Foundation, Índia.
Com obras de Anwar Jalal Shemza (1928, Índia-1985, Inglaterra), Ayesha Sultana (1984, Bangladesh), Balraj Khanna (1940, Índia-2024, Inglaterra) e Lubna Chowdhary (1964, Tanzânia), a exposição reflete sobre as afinidades que emergem a partir da experiência pós-colonial —que mobiliza vertentes do modernismo e de tradições locais— entre o Sul da Ásia e o Brasil.
“Destilada (e inspirada) a partir da expressão ‘Modernismo Tropical’, fundindo os estados de ‘ser tropical’ e ‘tornar-se moderno’, a exposição emprega referências de tempos profundos — de uma época em que estrelas e desenhos lineares eram as primeiras linguagens civilizatórias, até a formação de novos vocabulários estéticos e nacionalistas na segunda metade do século XX. Examinando as afinidades entre nossas regiões e aqui no Brasil, onde estas obras servem como introdução ao contexto, esta exposição analisa a transmissão de signos e imagens enquanto eles se entrelaçam com passados ancestrais e futuros possíveis”, escreve D’Souza.
Ao reunir artistas cujas trajetórias atravessam continentes e temporalidades distintas, Material Affinities and Tropical Dreams amplia o diálogo sobre identidades culturais e linguagens artísticas, propondo um encontro de modernismos plurais que cria ecos e dissonâncias entre o Sul da Ásia e o Brasil.
